PROPAGANDA

[AMADOR PG] Zona norte é a região que mais tem representantes no certame de 2021

Em 2021, a Liga de Futebol de Ponta Grossa conta com 19 clubes afiliados. Dentre as equipes, 14 agremiações estão espalhadas pela cidade, enquanto que cinco representantes são de municípios vizinhos. Pelo segundo ano seguido, o portal Do Rico Ao Pobre fez um mapeamento dos escretes participantes separando por bairros e também pelas cinco zonas da cidade: norte, sul, central, leste e oeste, incluindo os municípios de Carambeí (norte), Ipiranga (oeste), Tibagi (noroeste) e Palmeira (sul). 

#ESPECIAL

Por @rafaelbuiar 

Com mais de 90 anos de existência, a Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa passou por várias transformações, entre altos e baixos, e hoje em dia sobrevive com o intuito de resgatar e sustentar o valor e a representatividade do futebol de várzea. A “Princesa” dos Campos Gerais é formada por 67 bairros, somando distritos e demais localidades. Dentre eles, sete possuem equipes de futebol amador atualmente, três a menos que o ano anterior. O levantamento foi baseado no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Confira a distribuição desses times pela cidade:

Diferente do ano anterior, a zona norte é a região que mais tem clubes no certame local. É a região que tem o último campeão da cidade de Ponta Grossa, o América, pois os últimos certames os campeões foram de cidades vizinhas, Ypiranga e Carambeí, respectivamente. Além do multi-campeão América, a região Norte tem o Ajax, Palmeiras, Bar do Rogério, Clube Verde o Milan/Santa Mônica. Neste ano, a zona sul tem dois representantes, União PG e W3. 

O bairro que mais tem representantes é o do Novo Rússia, com quatro escretes, sendo Palmeiras, Bar do Rogério, Ajax e América. Na sequência, o bairro do contorno, representado por suas vilas, têm três escretes, com Ebenézer, Santa Paula e Audax/CECS. Nesta temporada, todas as regiões da cidade de Ponta Grossa estão representadas, sendo a norte com mais equipes, quatro no total, já a oeste tem apenas um time. 

NÚMEROS - Ponta Grossa é o quarto município mais populoso do Paraná. De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), a cidade conta com 351.736 habitantes, atrás apenas de Maringá (423.666 habitantes), Londrina (485.822 habitantes) e da capital Curitiba (1.933.105 habitantes). Sua área territorial é de 2.055 km². A cidade compõe também a região mais populosa dos Campos Gerais do Paraná.



No comments

Powered by Blogger.