PROPAGANDA

[AMADOR PG] Começou a 93ª edição do Amador PG

Com nova direção, a Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa já está a todo vapor. O pontapé inicial aconteceu no último domingo de setembro e seguirá até o mês de dezembro, com aproximadamente 100 embates na temporada. Neste ano são 19 equipes na disputa, sendo que 12 ainda não levantaram o caneco em mais 90 anos de Amador PG. Confira as informações iniciais do certame e a rodada deste domingo.

#AMADOR PG

Por @rafaelbuiar 

O certame de 2021 do Amador PG já começou e com novidades em relação ao último ano. Quem é apaixonado por história e, principalmente, pelo futebol amador terá um prato cheio para matar a sua fome. Nesta temporada serão 19 clubes na briga pelo título da 93ª edição da Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa. 

Dentre os escretes que estão na disputa, sete já tiveram a oportunidade de levantar o caneco, o América (26 - 2018), Palmeiras (7 - 2017), Frísia/Carambeí (2 - 2020), Grêmio Santa Paula (1 - 2009), Ypiranga (1 - 2019), W3 (1 - 2011) e Pinheiral (1 - 1939); enquanto que os demais ainda estão na busca pelo primeiro. 

Dos 19 clubes que estão participando desta temporada, 12 disputaram o certame do ano passado, que terminou com o bicampeonato do Carambeí, enquanto que três deixaram de participar, Unidev PG, Olinda e SPD Juniors. Por outro lado, seis clubes retornaram ou são estreantes nesta temporada - Palmeiras, Clube Verde, Ebenézer, Bar do Rogério e União Tibagi. Neste ano o Amador PG 2021 terá disponível 14 palcos para os 81 confrontos previsto, o que envolve, em um primeiro momento, com 453 atletas e 37 dirigentes somado os 19 escretes da temporada. 

Os palcos desta temporada serão Arena Bambu (Jardim Vila Velha), Arena DER, Arena W3, Estádio Cooperativa Batavo, Estádio João Chede (Palmeira), Estádio João Leocádio Fagundes, Estádio Miró de Freitas, Estádio Senador Flávio Carvalho Guimarães, Estádio Centenário (Sede Campestre), Estádio Municipal de Palmeira, Estádio Nilton Salles Rosa, Estádio Municipal de Ipiranga, Estádio Caramuru (Castro) e  Estádio AABB.


REGULAMENTO - A primeira fase teve o seu início no último domingo, em 26 de setembro e tem a previsão de encerramento no dia 21 de novembro, ou seja, quase dois meses de campeonato, somando todos os 81 jogos. Na primeira fase, que conta com 19 clubes distribuídos em dois grupos, sendo que o Grupo A tem nove equipes e o Grupo B tem 10.
 

Todos os clubes se enfrentam, em turno único, avançando quatro de cada grupo para a próxima fase. A ordem da classificação final do turno define o chaveamento dos jogos seguintes, sendo o cruzamento olímpico até a final. Os duelos de mata-mata serão disputados no sistema de ida e volta, diferente do último ano que o embate final foi realizado em apenas um confronto. 

PRIMEIRA RODADA - A rodada de estreia do Amador 2021 teve cinco triunfos dos mandantes, dois de visitantes e dois empates. Destaque para as goleadas do Frísia/Carambeí, Ajax Pontagrossense e Ypiranga, pois, juntos marcaram 55% dos gols da primeira rodada, resultando em 13 tentos. Confira os demais resultados da primeira rodada.


Dos noves embates da primeira rodada foram anotados 29 gols, média de um pouco mais de três gols por partida. O destaque em relação à quantidade de gols foi Ary do Frísia/Carambeí, que anotou três gols no triunfo diante o escrete da Prefeitura Ipiranga, no Estádio Cooperativa Batavo, que terminou em 6 a 2 para o time da cidade de Carambeí. Na sequência, João Victor (Galdinos), Matheus Pereira e Luan Carlos (Ajax Pontagrossense), Alysson - Farinha (Palmeiras) e Anderson Breda (Ypiranga) anotaram dois tentos na primeira rodada. Além destes, mais 16 atletas deixaram os seus registros no último domingo (26). 

Por outro, o número de cartões amarelos foi de 35, somados os nove embates, média de quase quatro por partidas. Os escretes do Frísia e Galdinos tiveram cartões acima da média, sendo quatro na primeira rodada. Já em relação ao cartão vermelho, a primeira rodada teve quatro cartões vermelho, sendo dois para atletas - André Mateus (Audax) e Anderson (Ebenézer), e dois para dirigentes (treinadores ou integrante da comissão técnica. 

PRÓXIMA RODADA -  A segunda rodada do certame será realizada neste domingo (3), como nove embates, sendo quatro são no Grupo A e cinco são do Grupo B. O Clube Verde, que folgou na primeira rodada, irá estrear com o escrete da Prefeitura de Ipiranga, que busca a recuperação no certame após sofrer a goleada do Frísia Carambeí. A equipe do Milan/Santa Mônica folga na rodada. Também buscam a primeira vitória no certame os clubes DER e Santa Paula, no grupo A. Já no Grupo B, União Tibagi, W3, Pinheiral, Audax, Pinheiral, Bar do Rogério e União PG vão buscar os três pontos.

Querendo aumentar a distância na tábua de classificação, Galdino, Ajax Pontagrossense, Palmeiras, Frísia Carambeí, América, Vila Velha e Ypiranga estão em busca da segunda vitória. Confira os locias e horários da segunda rodada do Amador PG: 

COBERTURA DRAP - A partir deste domingo, a equipe do site Do Rico ao Pobre estará acompanhando ao menos uma partida por rodada da competição. Nossa intenção, como em qualquer outro campeonato que cobrimos, é apresentar a visão mais ampla possível, buscando cobrir pelo menos uma vez cada equipe do certame. O leitor poderá acessar todo o material produzido em nosso site e em nossas redes sociais.



No comments

Powered by Blogger.