PROPAGANDA

[AMADOR CWB] Instagram cresce 8% em seguidores dos clubes da Suburbana e Facebook tem queda de 13%

O portal DRAP tem feito um levantamento desde março de 2020, período em que iniciou a pandemia no Brasil, alimentando mês a mês com os dados das redes sociais dos clubes de futebol amador de Curitiba das séries A e B. Tanguá, Vila Fanny e Trieste foram os destaques em crescimento de seguidores no comparativo com o mês de setembro nos anos de 2020 a 2021. O ranking digital do futebol amador de Curitiba tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 31 clubes do cenário do amador de Curitiba.

 

#AMADOR CWB

Por @rafaelbuiar 

No primeiro comparativo anual do Ranking Digital dos clubes da Suburbana, o portal DRAP destaca o crescimento de seguidores do Instagram, sendo a principal e única rede social que teve aumento no número de seguidores, somados todos os clubes da Suburbana que estão neste ambiente online, passando de um pouco mais de 34 mil para 38 mil, o que representa aumento de 8,32%. 

Por outro lado, ainda em relação ao Instagram, a quantidade de clubes que estão neste cenário teve queda, pois dos 26 clubes que estavam neste ambiente em 2020, hoje somente 18 estão com publicações ativas - considera-se ativa publicações com menos de um ano. 

Dos 18 clubes que estão ativos no Instagram, 14 tiveram aumento de seguidores maior que a variação no geral. A equipe do Tanguá foi quem teve a maior variação, com 42,64% - de 1.981 para 3.454. Já o time do Trieste também teve um alto número na variação ao comparar com o mês de setembro nos anos de 2020 e 2021, com aumento de 41,49% no número de seguidores - de 3.431 para 5.864. 

O top 10 do Instagram é composto com cinco times da Série A e cinco da Série B, sendo que os três primeiros estão na elite do futebol amador de Curitiba - Tanguá, Trieste, Vila Fanny; e na sequência, o primeiro representante da Série B, o Olímpico, com crescimento de 26,69%. Confira o Ranking do Instagram dos clubes do futebol amador de Curitiba. 

GERAL - Quase dois anos sem ter tido uma partida no cenário do futebol amador de Curitiba, entende-se aqui por competições federadas, os clubes buscaram diversas alternativas para publicar conteúdos novos em suas redes sociais. Os principais conteúdos neste período foram em relação às obras no patrimônio dos clubes, ações sociais e conteúdos históricos. 

Mesmo assim, do cenário de 31 clubes filiados à Federação Paranaense de Futebol, o número total de seguidores somadas as redes sociais - Facebook e Instagram; caiu 3,72%, de 86.807 para 83.688 seguidores. O principal motivo da queda é que dos 27 clubes que estavam com publicações ativas em setembro de 2020, oito deixaram de alimentar suas redes, e duas equipes tiveram redução, Sergipe (-27,74%) e Olímpico (-37,57%). 

O top 10 de crescimento no comparativo do mês de setembro de 2020 a 2021 no Ranking Digital dos clubes da Suburbana é composto com seis times da Série A e quatro da Série B. Tanguá é quem teve a maior porcentagem de crescimento, com 37,57%, o que representa 1.717 seguidores a mais que o ano anterior. Na sequência, o Vila Fanny, com crescimento de 31,88%. O clube que teve o maior aumento de seguidores no bruto é o Trieste, com crescimento de 4.329, o que representa mais de 25,05% em um ano. Confira o Ranking Digital Geral dos clubes do futebol amador de Curitiba.

 

FACEBOOK - Ainda com mais seguidores que o Instagram, o Facebook tem tido queda nos últimos meses em relação à quantidade de seguidores dos times de futebol amador de Curitiba. Ao comparar setembro de 2020 a setembro de 2021, a redução foi de 13,81% - de 51.844 para 45.551 seguidores. O maior crescimento no Facebook é do Vila Fanny, com 38,86%, seguido de Vila Hauer (37,58%) e Capão Raso (22,87%). 

O top 10 de crescimento no comparativo do mês de setembro de 2020 a 2021 no Ranking do Facebook dos clubes da Suburbana é composto com oito times da Série A e dois da Série B. Confira o Ranking do Facebook dos clubes do futebol amador de Curitiba. 

AUSENTE - Atualmente existem 11 clubes fora do ambiente online. A equipe do Uberlândia foi a última a sair, que tem publicações com mais de um ano. As demais equipes são: Fortaleza, Novo Mundo, Ypiranga, Vasco da Gama, Nova Orleans, Bangú, Palmeirinha, Nacional, Grêmio Ipiranga, Santíssima Trindade e Combate Barreirinha - estão fora por não ter um perfil ou por não ter publicação em dia. 

2021 - A equipe do Trieste é quem mais ganhou seguidores neste ano, com o acréscimo de 3.849 somados os nove meses. A outra equipe que teve aumento de mais de mil seguidores neste ano foi o Operário Pilarzinho, com 1.424. Ambas as equipes já superaram, em nove meses, os números de 2020. 

RANKING - O levantamento é coletado mensalmente pelo portal DRAP e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 31 clubes com o maior número de seguidores em Curitiba. A liderança no Ranking Digital do Futebol Amador de Curitiba é do Trieste, que está na ponta de ambas as redes Sociais e no combinado tem mais de 17 mil seguidores, sendo 5.835 a mais que o segundo colocado (Desportivo Paranaense) e 9.309 do terceiro (Operário Pilarzinho.



No comments

Powered by Blogger.