PROPAGANDA

[SUB-20] Coritiba vence Palmas e avança pela quarta vez à segunda fase da Copa do Brasil

Na tarde da última quarta-feira (7), a equipe do Coritiba foi até a capital do Tocantis enfrentar o escrete do Palmas, no Estádio Nilton Santos, em confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-20 de 2020. Com o triunfo de 3 a 0, o alviverde paranaense conseguiu a vaga à segunda-fase pela quarta vez na competição, a última vez foi no ano passado. Além disso, o duelo diante o Palmas marcou como a primeira estreia do Coritiba na competição longe de Curitiba. Confira os números e as curiosidades do escrete alviverde em nove edições da Copa do Brasil Sub-20. 

#RESULTADOS

Por @rafaelbuiar 

A equipe do Coritiba é a única representante da capital paranaense na competição em 2020, já que a outra equipe paranaense é o Londrina. O alviverde é uma das seis equipes que participou de todas as edições, desde o início, em 2012. A Copa do Brasil é a terceira competição de base, com âmbito nacional, que iniciou neste ano - Campeonato Brasileiro das categorias Sub-17 e Sub-20 já iniciaram. Ao todo, a competição deste ano seguiu o padrão das edições anteriores e tem 32 equipes na disputa. Sendo que 27 vagas são os campeões estaduais na categoria de 2019. As outras cinco vagas foram destinadas para os vice-campeões estaduais da mesma categoria das cinco federações melhores classificadas no Ranking Nacional das Federações de 2020, as equipes que conseguiram as vagas do estado do Paraná foram Londrina, campeão estadual de 2019, e Coritiba, vice-campeão estadual de 2019. 

No ano passado, o Coritiba foi o único representante paranaense que disputou a Copa do Brasil Sub-20 e caiu na segunda fase diante o Palmeiras, que no agregado venceu por 7 a 2. O adversário na primeira fase foi o 7 de Setembro do Mato Grosso do Sul. A equipe campeã foi o alviverde Paulista, que derrotou o Cruzeiro nas penalidades. Ao todo, já foram disputadas oito edições da Copa do Brasil Sub-20, que teve cinco conquistas paulistas, sendo que três foram do São Paulo, uma do Santos e outra do Palmeiras. A melhor posição de um paranaense na competição foi em 2015, quando o Athletico ficou com o vice. 

No mesmo molde de 2019, a competição é dividida em cinco fases. Sendo que a primeira tem as 32 equipes, que duelam em jogo único pelas vagas nas oitavas de final. O sorteio dos confrontos foi realizado na tarde do dia 5 de fevereiro, que culminou para os paranaenses os duelos com Palmas-TO versus Coritiba e Londrina versus São Raimundo-RR. Lembrando que os embates da primeira fase na Copa do Brasil foram em jogo único. Ou seja, a dupla paranaense garantiu a classificação à segunda fase, já que ambas venceram seus respectivos confrontos. 

ESTREIA ALVIVERDE 2020

Em nove estreias na Copa do Brasil sub-20, o alviverde enfrentou pela primeira vez uma equipe da região norte do país. Além da distância de Curitiba à Tocantins, que tem mais de dois mil quilômetros, o Coritiba fez o primeiro duelo da temporada, já que não está participando no Campeonato Brasileiro Sub-20 e o Brasileiro de Aspirantes iniciará na segunda metade de outubro. Mesmo assim, o time comandado por Ricardo Quandt conseguiu superar as dificuldades vencendo por 3 a 0 o Palmas-TO. 

Os três gols foram anotados na etapa complementar, sendo que o primeiro foi de Kazu, aos 19'; Ângelo aos 26' e Marcos Ulisses aos 33'. Com este resultado, o Coritiba irá enfrentar o tricolor paulista - São Paulo; o maior vencedor da competição com três conquistas. As datas ainda não estão definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A equipe alviverde paranaense entrou em campo com Diego; Diogo, Habraão, Márcio, Ângelo, Thomas, Bernando, Biel, Kazu, Robinho e Messias. Em relação ao time que jogou a última partida no certame diante o Palmeiras no ano passado, apenas Diego, Marcos Ulisses, Angelo e Thomas Costa estiveram em campo na tarde de ontem. 

NÚMEROS - O duelo diante o Palmas na tarde de ontem (7) foi a vigésima primeira partida do Coritiba na Copa do Brasil sub-20. Ao todo, foram 11 partidas em casa, que teve quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas - com 14 gols a favor e 15 sofridos; Já fora de casa o desempenho é inferior, pois foram três vitórias - contando a de 2020; e sete derrotas - com dez gols a favor e 18 sofridos. O estado que o Coritiba mais visitou foi São Paulo, com seis duelos; na sequência Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Tocantins, todos com um duelo. A equipe que o Coritiba mais desafiou na competição foi o Palmeiras, com três duelos, sendo que dois embates aconteceram na segunda fase de 2019. 

APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar voz para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse; - http://catarse.me/drap



No comments

Powered by Blogger.