PROPAGANDA

[AMADOR PG] Zona norte e zona sul concentram mais da metade das equipes de futebol amador da cidade


Em 2020, a Liga de Futebol de Ponta Grossa conta com 17 clubes afiliados. Dentre as equipes, constam 15 agremiações espalhadas pela cidade, além de duas representantes de municípios vizinhos. O site Do Rico Ao Pobre realizou um mapeamento desses escretes em cinco zonas da cidade: norte, sul, central, leste e oeste, incluindo os municípios de Carambeí e Palmeira, respectivamente ao norte e ao sul da cidade.

#ESPECIAL

Por @cicerogoytacaz

Ao longo de sua história, o futebol ponta-grossense passou por grandes momentos. O principal deles é a ascensão do “Fantasma” Operário Ferroviário Esporte Clube, que surgiu no esporte amador, se profissionalizou e hoje disputa a segunda divisão do futebol brasileiro. Mas engana-se quem pensa que somente a categoria profissional move o futebol na cidade. 

Com mais de 90 anos de existência, a Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa passou por várias transformações, entre altos e baixos, e hoje em dia sobrevive com o intuito de resgatar e sustentar o valor e a representatividade do futebol de várzea. A “Princesa” dos Campos Gerais é formada por 67 bairros, somando distritos e demais localidades. Dentre eles, 10 possuem equipes de futebol amador atualmente – menos de 1/3 do total. O levantamento foi baseado no último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Confira a distribuição desses times pela cidade:

ZONA SUL - A maior concentração de equipes do futebol amador está na zona sul de Ponta Grossa. O Colônia Dona Luiza é o bairro com mais representantes na região, dois times: União PG e o UNIDEV Ponta Grossa, que não é necessariamente representante do bairro, mas manda seus jogos na Vila Maria Otília. Outro time da zona sul é a Associação Esportiva W3, localizada no bairro Cará-Cará. O representante de Oficinas é o D.E.R./Impacto Auto Center, da Vila Der. É também a região do Grêmio Vila Velha, da Vila Jamil, localizada no Povoado de Vila Velha. Além das equipes da cidade, a zona sul tem também o Ypiranga, do município de Palmeira, o atual campeão da Liga de Ponta Grossa.

ZONA NORTE - A zona norte é a segunda com mais equipes do certame. É a região do maior campeão da Liga, o América Pontagrossense, que é um dos grandes símbolos do bairro Nova Rússia. Outra equipe do bairro é o Ajax, que estreou na Liga nesta temporada. Outro bairro da zona norte representado no campeonato é o Boa Vista, com o também estreante S. P. D. Juniors. O Jardim Carvalho conta com um representante, o tradicional Milan Santa Mônica/UCA, que hoje manda os jogos no Estádio Nilton Sales Rosas, em Uvaranas, devido à parceria com o União Campo Alegre, mas segue sendo representante da Vila Santa Mônica. Como a zona sul, a zona norte também tem o Carambeí, representando um município vizinho na Liga de Ponta Grossa.

ZONA LESTE - A zona leste possui o bairro mais populoso de Ponta Grossa, segundo o Censo de 2010. Uvaranas, com mais de 44 mil habitantes, é representada por três equipes na Liga: o Nutrivaz, o estreante Audax, da Vila Castanheira, e o Galdinos, da Vila São Marcos.

ZONA OESTE - Com duas equipes – Santa Paula/Unibox e Grêmio Esportivo –, a zona oeste é a terceira região com mais representantes no Campeonato Amador. Ambos os escretes representam o núcleo Santa Paula, do bairro Contorno.

ZONA CENTRAL - A zona central de Ponta Grossa possui apenas uma equipe, porém uma das mais tradicionais da história do futebol amador da cidade: o Olinda, o “Periquito” do bairro de Olarias.

 

NÚMEROS DE PONTA GROSSA - Ponta Grossa é o quarto município mais populoso do Paraná. De acordo com a pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), a cidade conta com 351.736 habitantes, atrás apenas de Maringá (423.666 habitantes), Londrina (485.822 habitantes) e da capital Curitiba (1.933.105 habitantes). Sua área territorial é de 2.055 km². A cidade compõe também a região mais populosa dos Campos Gerais do Paraná. 

APOIE O PROJETO DRAP - Com o seu apoio, a equipe DRAP terá chancela de produzir conteúdo extra e de exclusividade, além de ajudar nos custos os integrantes da equipe, com transporte e entre outros. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse - http://catarse.me/drap



No comments

Powered by Blogger.