PROPAGANDA

[AMADOR CWB] Cheio de desafios e com muita esperança, Uberlândia completa 61 anos de fundação


A equipe do Uberlândia da Vila Formosa, 
localizada na zona sul de Curitiba, completa nesta quarta-feira (9) 61 anos de fundação. Mas neste período, a palavra reinventar e esperança foram o combustível para a equipe do Uberlândia superar desafios e seguir firme nestes últimos anos, que de lambuja acabou batendo o próprio recorde em temporadas consecutivas na elite do futebol amador de Curitiba, ao permanecer por cinco anos.

 #FUTEBOL AMADOR

Por @rafaelbuiar

O escrete do Uberlândia, que detém em sua vestimenta as cores amarela e azul, teve a sua fundação em 9 de setembro de 1959. Já se passaram mais de seis décadas e o clube da Vila Formosa passou por diversas transformações junto ao bairro do Novo Mundo/Capão Raso. A equipe teve o seu início no cenário da Suburbana oito anos depois da fundação, em 1967, e na Série C. Mas não demorou muito para o Uberlândia ascender de divisão, pois em 1970 esteve na Série B da Suburbana.

Desde então, o escrete aurianil disputou 47 certames, contado todas as séries em que marcou presença. A maior parte dela foi na Série B, ao disputar 26 vezes a competição, sendo que a última foi em 2015. Certame que ficou com o vice, já que o time do Combate Barreirinha se consagrou como o campeão desta edição. Na sequência a Série A, com 12 participações. Já a Série C foram nove vezes, a última foi em 1999 e também ficou com o vice-campeonato, perdendo para o Arbesc. Aliás, o time do Uberlândia foi quatro vezes vices na Suburbana, sendo que duas foram na Série B - 2011 e 2015 e duas na Série C - 1985 e 1999. Sem falar da Copa de Futebol Amador da Capital, em que participou cinco vezes - 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Nos anos de 2016 e 2017, a equipe do Uberlândia ficou com o vice-campeonato.

Por outro lado, a equipe do Uberlândia conquistou o título da Série B em 2006, diante o União Ahú e nas penalidades, com muita chuva no Estádio Ricardo Halick. Estiveram em campo vestindo a camisa do Uberlândia: Rogério, Binho, Jagno (Beiço), Paulinho, Pirra (Gilson), Nilton, Altielles, Emerson, Ricardo (Giba), Marquinhos e Da Guia (Gilberto). Na prancheta o técnico foi o David. A conquista deu a vaga para disputar a Taça Paraná no ano seguinte - 2007; sendo essa a única participação do time da Vila Formosa na competição estadual de clubes amadores. Ao todo, o time do Uberlândia só não esteve ativo em cinco temporadas, pois licenciou em 1973, 1991, 1992, 1994 e 1998.

Na próxima temporada, que ainda segue sem definição de calendário, o escrete aurianil da zona sul de Curitiba já confirmou que Joãozinho Ribeiro será o treinador. Sendo ele, o comandante que está a mais tempo em uma equipe na Série A da Suburbana, já que está desde 2015 à frente da equipe da Vila Formosa.

JUVENIL - Além da conquista solitária na categoria adulta, o time do Uberlândia tem duas conquistas na categoria juvenil. Sendo que uma foi na Série B da Suburbana, em 2006; e a outra em 2013, quando esteve na Série A da Suburbana.

APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar voz para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse; - http://catarse.me/drap


No comments

Powered by Blogger.