PROPAGANDA

[AMADOR CWB] Os três modos dos jogos preliminares da Suburbana


De 1941 até 2019, os embates preliminares da categoria principal do futebol amador de Curitiba tiveram três modos - Aspirantes, Juniores e Juvenil. A primeira mudança aconteceu depois da metade da década de 1970, que passou a ter uma atenção maior à restrição de idade, com o intuito de formar atletas com a categoria de base. Em alguns casos até formando e proporcionando oportunidades para o futebol profissional. Confira o levantamento do portal DRAP em relação aos campeões de todas as competições preliminares da Série A, somada os três modos.

 

#FUTEBOL AMADOR

Por @rafaelbuiar

Em quase 80 edições realizadas na elite futebol amador de Curitiba o jogo preliminar sempre foi realizado, sendo essa uma das marcas do amador da capital paranaense. De início, nos primeiros campeonatos, o modo aplicado foi o Aspirantes, que não tinha uma restrição da idade e normalmente eram os jogadores reservas das equipes que participavam dos jogos. Este modo na preliminar teve 35 competições seguidas, de 1941 até 1975, que teve uma pausa de dois anos, pois foi inserida duas edições do juvenil. Mas em 1978 o modo aspirantes retornou e ficou até 1981. Depois dessa edição, cinco edições foram realizadas, mas junto aos outros modos - 1985, 1986, 1989, 1990 e 1996. 

Já na década de 1980 foi a primeira mudança em relação à limite de idade na competição de futebol amador de Curitiba, com uma sequência de mais de dois anos. Por isso, o modo do juniores entrou em cena, que no caso eram times sub-20. Mas que também tinham idade para vestir a camisa das equipes principais. Este modo teve 29 edições, sendo que a última foi em 2012. O atual modo, o juvenil, teve 11 edições, com times sub-17. A primeira vez do juvenil aconteceu na década de 1970, mas só teve duas edições neste período. Quatro anos depois, o certame com times de sub-17 retornou e ficou até 2004, com pausa de dois anos - 2005 e 2006, e ficando até 2019.

 

Juniores ou juvenil? Novamente a pauta “Juniores na Suburbana” entrou no debate. No início deste ano os clubes da série A se reuniram na sede do Trieste para discutir alguns pontos para serem aplicados nos próximos certames. Dentre eles, a mudança de categoria nos jogos preliminares. Mas o assunto não teve uma unanimidade entre os dirigentes dos clubes da elite do futebol amador e ainda segue indefinido de como será as próximas competições. 

APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar voz para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse; - http://catarse.me/drap


No comments

Powered by Blogger.