PROPAGANDA

[AMADOR CWB] Junho é o mês de celebração de quatro clubes do futebol amador de Curitiba


No mês de junho quatro equipes tradicionais no cenário do futebol amador de Curitiba celebram mais um ano de fundação. O Iguaçu, o mais velho em atividade no cenário do futebol amador de Curitiba, celebra 101 anos. Trieste e Vasco completam 83 anos, enquanto que o Operário Pilarzinho irá completar 69 anos. Além de tradição, as quatro equipes já foram campeãs da Série A da Suburbana e juntas apresentam o número de 25 conquistas da elite do futebol amador de Curitiba. Enquanto Iguaçu, Trieste e Operário Pilarzinho figuram na principal divisão do futebol amador curitibano, o Vasco da Gama luta por uma volta à elite.


#AMADOR CURITIBA
Por Lúcio Cesar

A rotina dos clubes mudou nos últimos meses tanto na esfera profissional, quanto aos times de futebol amador. Dentre as mudanças, as comemorações e confraternizações de aniversários, que proporcionam eventos do tipo almoço, jantar dançante e outros eventos similares, não estão sendo realizados. O motivo da não realização é evitar aglomerações para a propagação do vírus do COVID-19. Devido a isso, os clubes estão atendendo e seguindo as orientações das entidades responsáveis. No sexto mês do ano quatro agremiações foram fundadas. A equipe alvinegra de Santa Felicidade, que celebra 101 anos, e da cruz de malta do bairro do Pilarzinho, que em 2020 completa 83 anos, celebram a fundação na mesma data, 6 de junho. Enquanto que o tricolor da Colônia, que também celebrará 83 anos, mas dois dias depois do Vasco da Gama. Já o tricolor do Pilarzinho completará 69 anos no penúltimo dia do mês.

Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu
O Iguaçu, a única equipe de futebol amador de Curitiba em atividade com mais de 100 anos, celebrará no dia 6 de junho 101 anos de fundação. O Galo alvinegro de Santa Felicidade tem como seu patrimônio o Estádio Egydio Ricardo Pietrobelli. A última década para o Iguaçu foi o melhor momento da história, quando mencionamos os títulos conquistados. Além de estar em seis finais da Série A da Suburbana, em que venceu três - 2012, 2016 e 2017; o time do Iguaçu levantou duas vezes o caneco da Taça Paraná - 2018 e 2019; e o título inédito do Sul-Brasileiro, em 2019. Façanhas que elevaram a agremiação alvinegra a ser uma das que mais venceram no futebol amador de Curitiba. No Ranking histórico DRAP, o Iguaçu é a segunda equipe, com 2920 pontos, atrás somente do rival Trieste. Porém, em relação ao desempenho na década, o galo alvinegro é a melhor equipe no ranking DRAP, com 960 pontos, quase a metade à frente do rival Trieste.


Vasco da Gama
No dia 6 de junho de 1937 foi fundado a tradicional equipe do Vasco da Gama, que em 2020 irá completar 83 anos. O clube da cruz de malta está situado na região norte de Curitiba, no bairro Pilarzinho. O melhor momento do alvinegro foi no ano de 1970, quando conquistou até então seu único título da Série A da Suburbana.  O nome do clube tem claras associações ao Vasco da Gama do Rio de Janeiro, já que foi fundado por torcedores do mesmo. O Vasquinho busca por uma volta a elite após 12 anos fora da principal divisão da Suburbana.  No Ranking histórico do DRAP, o Vasco ocupa a 7° colocação com 1.205 pontos, distribuídos entre suburbana e taça Paraná. Porém, o desempenho na década caiu muito e a equipe ocupa a 28° colocação com apenas 70 pontos.



Trieste Futebol Clube
Apenas dois dias depois do Vasco, quem comemora é o Trieste, completando também seus 83 anos de muita história no futebol amador de Curitiba e também do Paraná. O clube fundado por imigrantes italianos é o que mais vezes venceu a série A da Suburbana, contando com 13 títulos, sendo o último deles em 2018. Além dos 13 títulos na Série A, o escrete situado na zona Oeste de Curitiba, do bairro de Santa Felicidade, ainda conta com dez títulos da Taça Paraná e um da Taça Kaiser, sendo esse o último e conquistado em 2019. No Ranking DRAP, o Trieste ocupa a 1° posição com um total de 3.945 pontos, todos distribuídos em Suburbana, Taça Paraná e Sul-Brasileiro. Na década o tricolor ocupa a 2° posição com 450 pontos, ficando atrás apenas da equipe do Iguaçu, seu arquirrival.



Operário Pilarzinho
O mais novo dos aniversariantes do mês de junho é Operário Pilarzinho, que completa seus 69 anos no dia 29 de junho. Apesar de já existir desde os anos 1930, quando era formando por operários e empresários da região do Pilarzinho, o clube teve sua oficialização apenas em 1951. De seus 69 anos de história, o clube se manteve na primeira divisão por 42 temporadas. O Operário é uma das mais tradicionais equipes da cidade, e possui uma fiel torcida que na temporada de 2019 foi coroada com o inédito titulo da Série A da Suburbana. Além dessa conquista, o Operário Pilarzinho tem três canecos da Série B, conquistados nos anos de 2000, 2009 e 2012. No Ranking DRAP o Operário Pilarzinho ocupa a 9° colocação, com 1.110 pontos, contados entre suburbana e Taça Paraná. Na década o clube subiu para a 4° posição com 345 pontos, ficando atrás apenas de Iguaçu, Trieste e Santa Quitéria.



APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar voz para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse; - http://catarse.me/drap

No comments

Powered by Blogger.