PROPAGANDA

[ESPECIAL] Para sempre Monofil Esporte Clube, heptacampeão da Liga de Futebol Amador de PG

Foto: Acervo pessoal
O Campeonato Amador de Ponta Grossa coleciona diversas histórias marcantes, envolvendo torcedores, atletas e equipes. Ao longo de seus 90 anos de existência, a Liga contou com a participação de diversos times. Alguns se mantiveram até os dias atuais, colecionam títulos e sustentam uma tradição de décadas; outros, escreveram seus nomes na história e chegaram ao fim, como o Monofil Esporte Clube, heptacampeão amador ponta-grossense nas décadas de 1970 e 1980, que chegou ao fim no ano de 2016.


#ESPECIAL
Por @cicero.goytacaz

O Monofil Esporte Clube foi uma equipe originária do ramo industrial ponta-grossense, formada por funcionários da empresa Monofil Companhia Industrial de Monofilamentos. O escrete do distrito industrial venceu o Campeonato Amador de Ponta Grossa por sete vezes em sua história, sendo elas o bicampeonato em 1971 e 1972, as edições de 1975 e 1977 do certame, e o tricampeonato em 1980, 1981 e 1982.

Além da Liga de Ponta Grossa, o Monofil também marcou presença nos Campeonatos de Futebol do SESI, torneio o qual a equipe focou na década seguinte e chegou a vencer. “O Monofil era respeitadíssimo nas competições, um time muito forte a nível municipal, no estadual e também regional”, afirma Carlinhos, atleta da equipe nos anos 90. Segundo ele, o diferencial do grupo era o poder de domínio, independente do mando de campo, superava os adversários.

Carlinhos integrou o elenco do Monofil campeão do torneio do SESI em 1996 e 1997. Para o ex-atleta, a competência e o comprometimento da equipe foi o fator fundamental para as conquistas. “Éramos uma equipe forte, muito bem treinada, ‘só tinha fera’ (...) só tenho a agradecer ao Monofil pela oportunidade de trabalho e pelos amigos que ali eu fiz no futebol”, relembra com gratidão.

Foto: Acervo pessoal
Após enfrentar uma forte crise financeira em 2014 e 2015, a fábrica de fios e fibras sintéticas fechou suas portas em março de 2016, após 74 anos de funcionamento em Ponta Grossa, assim levando ao fim o time de futebol. Segundo Edilson “Formiga” Barboza, ex-atleta da equipe, as dificuldades da empresa afetaram a organização do time, inviabilizando sua participação nos jogos. Apesar do encerramento de suas atividades, o nome do Monofil Esporte Clube está escrito para sempre na história do Campeonato Amador de Ponta Grossa.

APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar voz para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse; - http://catarse.me/drap

No comments

Powered by Blogger.