PROPAGANDA

[AMADOR PG] Por dentro da história: Relembre todos os campeões da Liga de Ponta Grossa


A Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa completa 92 anos de história em 2020. Ao longo das nove décadas, 25 clubes já conquistaram o título municipal. Você se lembra em que ano o clube do seu bairro levantou a taça? A equipe Do Rico ao Pobre revirou os arquivos da Liga e resgatou as campanhas de várias equipes que já pisaram nos gramados princesinos. O campeonato que antes foi palco da rivalidade entre Operário e Guarani, hoje tem o América como maior campeão. Palmeiras, UCA, Olinda e Monofil são outros clubes que marcaram época.

#AMADORPG
Por Allyson Santos

O domínio do Fantasma e os anos de Ouro
A Liga de Ponta Grossa pode ser dividida em duas grandes eras. A primeira teve amplo domínio do Alvinegro de Vila Oficinas, quando inicialmente ainda adotava o nome de Operário Sport Club. A equipe ferroviária dominou o futebol amador local entre 1928 e 1955, conquistando 18 taças ao todo.

Operário Sport Clube campeão em 1929 - Foto: Arquivo Cação
A rivalidade entre Operário e Guarani, que completou 100 anos em 2014, foi bastante acentuada neste período. De acordo com os registros divulgados pela Liga, o Guarani possui quatro troféus em sua galeria. Atualmente, os rubro-negros não disputam mais a competição. Outros escretes já extintos também foram campeões nas edições iniciais do campeonato, entre eles estão Pinheiral e Nova Rússia, por exemplo.

Outro clube centenário que teve destaque nos primeiros anos do certame foi o União Campo Alegre, celebrando o título em três oportunidades. Os tricolores de Uvaranas, assim como Guarani e diversos clubes da época, chegaram a representar Ponta Grossa em competições de nível estadual na primeira metade do século XX.

Em um bairro não muito distante, quatro títulos estão muito bem guardados na sede do Olinda. Os periquitos trouxeram quatro taças para Olarias nos anos de 1935,1978, 1984 e 1994. No entanto, com o fim da hegemonia operariana nos anos 1950 (período em que o clube começou a se profissionalizar), foi um outro alviverde que se destacou no certame municipal. Com várias conquistas em sequência, o Palmeiras deu início a uma trajetória importante no campeonato e já soma sete conquistas.
Time do Olinda
Uma nova hegemonia
A segunda era de amplo domínio foi conduzida pelo América Ponta-grossense, que venceu a competição em 26 oportunidades e é o maior campeão. O primeiro troféu dos alvirrubros veio em 1961, mas antes de abrir uma larga vantagem sobre os outros escretes, o América teve de lutar contra a Monofil Esporte Clube pela superioridade no cenário amador princesino.

A Monofil era uma equipe de origem industrial, cuja fábrica fechou as portas em 2016. Em seu período mais glorioso, o clube enfileirou taças e marcou época dentro da Liga conquistando um heptacampeonato em apenas 11 anos. Porém, o América retornou ao topo em 1984, onde permaneceu quase intocável até 1993, vivenciando o período mais vitorioso da história.

Entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a taça passou pelas mãos de diversas equipes. Entre elas estão os já extintos Valada Futebol Clube, Itaiacoca, União Ipiranguense, Arcamp, Comercial e Atlético Excodedinho. Entre os times que ainda são figurinhas carimbadas no certame, Santa Paula, W-3, Carambeí e Ypiranga também já se consagraram campeões. Confira a galeria dos campeões da Liga de Futebol Amador de Ponta Grossa.

APERTE NA FOTO PARA AMPLIAR
APOIE O PROJETO DRAP - Queremos dar vozes para o futebol marginalizado e mostrar a transformação que este esporte é capaz, em diversas atmosferas – amador, base e feminino. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse: http://catarse.me/drap

No comments

Powered by Blogger.