PROPAGANDA

Clubes aniversariantes do mês de Fevereiro


Duas equipes do futebol amador da capital comemoram mais um ano de existência no mês mais curto do ano. Caxias F.C. e São Braz E.C., que atualmente estão na divisão de acesso do Campeonato Amador da Capital, mas possuem longa história no futebol local.


#ESPECIAL
Por @AdsonLima

A partir deste mês de fevereiro de 2019, o Do Rico ao Pobre retoma a série sobre os aniversariantes de cada mês dentro do futebol amador de Curitiba. Todo mês, parabenizaremos as equipes de nossa cidade e contaremos brevemente a história dos clubes felizardos.

Caxias - Data de Fundação: 15/02/1953
Clube tradicional da região do Boqueirão, atualmente presidido por Antônio Fernandes Mendes, manda seus jogos no Estádio João Santana da Silva. Preto, vermelho e branco são as cores do seu escudo, tendo o uniforme predominantemente rubro-negro. O Caxias teve destaque em várias competições metropolitanas com sua categoria adulta, mantém também equipes de masters, ''quarentinha'' e ''sessentinha''.


Mas nos últimos anos o destaque tem sido a categoria juvenil, com o recente bicampeonato (2015 - 2017), sendo que em 2016 o Caxias não disputou competições organizadas pela Federação Paranaense de Futebol com nenhumas das suas equipes.

São Braz - Data de Fundação: 01/02/1920
Em um terreno doado por Antonio Escorsin, nessa data inaugurava-se a Sociedade Operária e Beneficente Internacional São Braz. Por muitos anos suas dependências foram utilizadas para eventos, mas, nos anos 50 e 60, a Sociedade filiou-se a Federação Paranaense de Futebol e disputou as competições organizadas pela mesma. Nos anos seguintes, o clube se desvinculou da FPF, mas não abandonou o futebol, continuou disputando competições em outras vertentes, salão, areia e grama sintética (FUT7).

Em 2012 o São Braz disputou a Copa Kaiser de futebol de campo, e sagrou-se campeão deixando para trás as demais 95 equipes que disputaram a copa. No ano seguinte, o clube filiou-se novamente a FPF e voltou a disputar o Campeonato Amador da Capital nas categorias Adulto e Juvenil, com destaque para duas campanhas: o vice-campeonato da equipe juvenil em 2015, perdendo a final para o Caxias e, entre os adultos, o rubro-negro alcançou a semifinal em 2018, batendo na trave para conseguir o acesso em disputa com o Vila Sandra.



Atualmente a sociedade é presidida por Wilson Batista da Silva e tem como diretor e treinador Romildo José Carignano. Mandou seus jogos na temporada passada nos estádios José Drulla Sobrino e Monte Bérico. Nesse ano, que antecede o centenário da sociedade, sua diretoria está se esforçando e preparando uma equipe forte para conseguir o acesso à elite da Suburbana 2020, mantendo uma base forte de 2018 e buscando reforços pontuais para o fortalecimento do time.
drap

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.