PROPAGANDA

GUIA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2019


A 105ª edição do certame estadual vai começar neste final de semana e com 12 equipes na disputa pelo caneco da elite do futebol paranaense de 2019. O certame irá movimentar os próximos meses nos estádios do Paraná e a equipe do site Do Rico ao Pobre irá acompanhar de perto cinco escretes que participam na competição – Athletico, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná Clube. Confiram as principais informações destes clubes para a disputa do Campeonato Paranaense de 2019.

#PARANAENSE 2019
Por @doricoaopobre

No ano passado, a equipe do Athletico foi a campeã e levantou pela 24ª vez caneco do certame estadual. A conquista foi saborosa, pois foi diante o rival e impediu a oportunidade do Coritiba de conquistar o bicampeonato. O certame deste ano também será disputado por 12 equipes de nove cidades, das quais três são da capital, três da região oeste, duas da região norte, uma da região noroeste, uma da região dos campos-gerais e uma da região do litoral paranaense. A competição seguirá o mesmo molde do ano passado, com dois grupos formado conforme a classificação do campeonato anterior. 


Sendo assim, o certame poderá ser disputado em três fases, caso tenha vencedor diferente na Primeira taça (Barcímio Sicupira Júnior) e segunda taça (Dirceu Krüger). A Primeira taça será o 1º turno com os escretes do “grupo A” enfrentando os escretes do “grupo B”. Após as seis rodadas realizadas, classificam-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo. Com isso, os dois melhores de cada grupo desafiam em partida única e os vencedores irão para a final da Primeira taça. O vencedor da final da Primeira taça garante vaga na final do certame. A segunda taça (2º turno) inicia com zero pontos e os escretes jogarão entre si, dentro do próprio grupo, em turno único. Ou seja, os pontos obtidos na Primeira taça não serão considerados para a disputa da Segunda taça. Na mesma linha que a Primeira taça, classificam-se para as semifinais da Segunda taça os dois melhores escretes. Porém, os duelos das semifinais serão cruzados com os grupos. O 1º do A irá enfrentar o 2º do B e o 1º do B irá desafiar o 2º do A, em jogo único. Os vencedores avançam para a final da Segunda taça.

Caso tenha vencedores diferentes na Primeira taça e segunda taça, o certame desta ano será decidido em duas partidas, pelos respectivos vencedores. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao escrete que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na fase anterior. Um dos objetivos mais almejados pelos participantes do Estadual que não estão presentes nas Série A, B e C é garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e/ou Copa do Brasil. O Paraná tem direito a duas vagas na quarta divisão via regional (uma é destinada ao campeão da Taça FPF ou pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol).  Atualmente, sete clubes buscam esse feito, mas Foz do Iguaçu, Cianorte e Maringá podem subir à Série C em 2019, podendo abrir espaço para outra agremiação. 

Dentre as cidades que estão representadas por seus escretes, algumas tradicionais no futebol paranaense retornaram à elite do estadual, que é o caso da cidade de Ponta Grossa, que terá o Operário Ferroviário. O escrete alvinegro foi campeão do certame em 2015. Confiram as principais informações dos escretes que estaremos acompanhando durante o certame.

(Clique na imagem para conferir as informações do rubro-negro)
(Clique na imagem para conferir as informações do alviverde)
(Clique na imagem para conferir as informações do Tubarão)
(Clique na imagem para conferir as informações do alvinegro de Ponta Grossa)
(Clique na imagem para conferir as informações do tricolor da Vila Capanema)

COBERTURA DRAP - Em 2019 o site Do Rico ao Pobre todas as partidas que irão acontecer nas cidades de Curitiba e, a novidade em 2018, Londrina. A cobertura DRAP no Paranaense de 2018 terá como base as crônicas dos embates publicadas no site (www.doricoaopobre.com.br); o tempo real em nosso twitter (@doricoaopobre); o nosso olhar com as fotografias, que serão postadas no Instagram (@doricoaopobre); e as entrevistas dos embates, que serão publicadas na página Do Rico ao Pobre no Facebook e no canal do Youtube.

drap

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.