PROPAGANDA

[AMADOR CWB] Há 20 anos foi realizada a última edição da "Terceira Divisão" da Suburbana

River foi o último time a ser campeão da "Terceira Divisão" da Suburbana. Foto: Levi Mulford
Em 2000 foi realizada a última edição da "terceira divisão" da Liga de futebol amador de Curitiba, que culminou com a conquista do River do bairro do Uberaba sobre o Sergipe, no Estádio Ricardo Marconsin. Ao todo foram realizadas 19 edições e 13 equipes foram campeãs, sendo que seis venceram duas vezes cada uma. Confira a galeria dos campeões da terceira divisão, a Série C da Suburbana.

#FUTEBOL AMADOR
Por @rafaelbuiar

A terceira divisão da Suburbana teve o seu pontapé em 1959, com 40 clubes na disputa e que acabou com a conquista do União Barigui vencendo o Operário Pilarzinho. A partir disso, o certame foi realizado até 1969, sem interrupção e a média de clubes que participaram da competição foi de 40 escretes. Em duas oportunidades, o certame teve 46 equipes, em 1963 e 1967. Período em que o futebol amador de Curitiba teve o seu ápice, em relação à quantidade de clubes, com mais de 70 escretes somadas as três divisões nos anos de 1962 e 1963. Porém, em 1970 a terceira divisão deixou de ser realizada e teve a primeira das quatro paradas.

O retorno do certame aconteceu 14 anos depois, em 1984. Porém, esvaziada em relação ao número de participantes ao comparar com a década de 1960. Pois, em 1984 foram oito clubes, enquanto que em 1985 foram seis equipes que participaram. Capão da Imbuia e Rancho Alegre foram os campeões ao vencerem Combate Barreirinha e Uberlândia, respectivamente. Mas em 1986 o certame teve a segunda parada, voltando somente em 1989, com 10 clubes na disputa, e quando teve a perspectiva que a competição iria engrenar, novamente deixou de ser realizada. Sendo essa, a terceira parada.

ARBESC foi campeão em 1999, a penúltima edição da "Terceira Divisão". Foto: Levi Mulford
Mas dessa vez o retorno aconteceu seis anos depois e no fim da década de 1990. Período em que o tricolor do Gabineto foi quem conseguiu levantar duas vezes o caneco, ao vencer Grêmio Ipiranga e Bangú, em 1997 e 1998. No ano seguinte, em 1999, a equipe do Arbesc foi a campeã ao vencer o Santíssima Trindade. Sendo esse o único título da equipe na história do amador, e na última edição, em 2000, o River do Uberaba venceu o Sergipe e sagrou-se campeão. 

Em relação a disputa de uma nova divisão ou da quantidade de times nas respectivas séries, o assunto está sendo debatido entre clubes que estão atualmente na Série B, pois os mesmos acreditam que o certame não está nivelado e acham necessária uma mudança no molde dos campeonatos. Deste jeito, os clubes acreditam que talvez possa aumentar a quantidade de times na Série A, com a possibilidade de até 14 equipes ou até mesmo o retorno da Terceira Divisão. Tema que ainda não foi envidado/passado à Federação Paranaense de Futebol (FPF), já que ainda precisa e será debatido no grupo dos times da Série B em uma próxima reunião. Confira a galeria dos campeões da Série C da Suburbana.

  
Em muitos anos a Série C foi realizada com o propósito de ajustar/diminuir a quantidade de clubes na Série A, consequentemente a Série B também foi influenciada neste corte. Por isso, aconteceram alguns conflitos e descenso automático de algumas equipes. Um grande exemplo que gerou dúvida em relação à este fato foi o título do Fortaleza em 1996 na Série B e nos anos seguintes serem da Série C. Naquele ano, a elite do futebol amador de Curitiba teve 21 clubes e a Série B apenas 11 escretes. Já em 1997 a Série A da Suburbana passou a ter 10 equipes, enquanto que a Série B ficou com 10 e 14 times ficaram na Série C. Porém, não sabemos ainda qual foi o critério para definir os descensos dos clubes, em especial do Fortaleza. Somente a partir de 2004, o molde atual - de 12 equipes; passou a ser realizado e a "Série C" foi extinta em 2001.

As nomenclaturas dos certames ajudam a confundir o cenário. Neste caso, a elite da Suburbana era denominada em Divisão Especial, mas também foi denominada de Módulo Verde em alguns anos. Já a Série B foi chamada de Módulo Amarelo e 1ª Divisão quando a Série A era chamada de Divisão Especial. Já a Série C que foi realizada em menor quantidade em relação as divisões acima, foi denominada de 2ª divisão.

APOIE O PROJETO DRAP - Com o seu apoio, a equipe DRAP terá chancela de produzir conteúdo extra e de exclusividade, além de ajudar nos custos os integrantes da equipe, com transporte e entre outros. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse - http://catarse.me/drap

1 comment:

  1. Equipe do Rico ao Pobre eu tenho os escudos do Rancho Alegre , Capão da Imbuia e Paissandu campeões da 3a divisão da Suburbana

    ReplyDelete

Powered by Blogger.