PROPAGANDA

[BASE] Athletico, Coritiba e Londrina serão os representantes paranaenses nas competições nacionais


Ainda no final do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os calendários das competições de base em âmbito nacional para a temporada 2020. Com um aumento de mais de 60% das partidas e com o acréscimo de novas competições em 2019, a temporada de 2020 seguirá os mesmos moldes. Ou seja, por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2020 será formado o Brasileiro Sub-17 e Sub-20. Devido a isso, o Athletico será a equipe paranaense que irá representar mais vezes o Paraná nas competições nacionais, já que o Coritiba caiu de posição no ranking em relação ao ano passado e só está confirmado em uma competição no momento. O pontapé no cenário da categoria de base será o Brasileiro Sub-17, que iniciará em 11 de março. Confira as demais informações dos campeonatos de base no Brasil que envolve os escretes paranaenses.

#CATEGORIA DE BASE
Por @rafaelbuiar

Com o aumento das competições em cenário de base no futebol brasileiro, as equipes estão tendo mais oportunidades de trabalhar seus atletas, além das competições estaduais que existem a mais tempo. Ou seja, com as novas edições dos campeonatos brasileiros sub-17 e sub-20 o número de partidas chega a mais de 300 partidas. Os participantes destas competições ainda são oriundos dos melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes da temporada, que neste caso é referente à categoria profissional. Por isso, sempre há mudanças entre alguns participantes de um ano para outro. Confira as posições dos cinco melhores paranaenses no ranking de 2020.



Nesta temporada o Coritiba não está mais entre os 20 melhores no ranking. Sendo assim, o alviverde da capital paranaense só tem a confirmação da participação apenas na Copa do Brasil sub-20. A participação se deu por conta da Federação Paranaense de Futebol que subiu no Ranking Nacional das Federações (RNF) e, com isso, ganhou uma vaga a mais em algumas competições, em especial na Copa do Brasil em todas as categorias. Confira os participantes paranaenses nas competições de base em âmbito nacional. Lembrando que pode acontecer desistências de alguns clubes em determinados campeonatos e, assim, outros podem surgir. Fato que aconteceu no Brasileiro de Aspirantes de 2019 em que o Paraná Clube disputou, mesmo sendo o 26º no ranking nacional de clubes.

Brasileiro Sub-17 11/3 a 5/7
No dia 17 de janeiro, a CBF divulgou as equipes que irão disputar o Campeonato Brasileiro Sub-17 de 2020, que estará em sua segunda edição. O critério para a participação do certame foi RNC, que colocou os 20 melhores no ranking para a disputa. O formato será o mesmo, com a primeira fase tendo dois grupos de dez equipes, que jogarão em turno único. Após as nove rodadas disputadas, avançam as quatro melhores de cada grupo, que a partir desta fase jogarão em sistema eliminatório de ida e volta até a final. Ou seja, ao todo serão 15 datas e com 104 jogos. A equipe do Atlhetico é a única equipe paranaense na competição e está no grupo B junto com Ceará (19º), Cruzeiro (4º), Flamengo (2º), Fluminense (13º), Goiás (20º), Internacional (9º), Santos (5º), São Paulo (11º) e Vitória (17º).


No campeonato do ano passado, a equipe do Athletico conseguiu a classificação para segunda fase ficando em terceiro no grupo, com 15 pontos. Mas caiu na fase seguinte diante o Flamengo, que no agregado venceu pelo placar de 6 a 1. A equipe do Coritiba também disputou e caiu ainda na primeira fase, com a sexta posição na tábua de classificação no grupo A - dois pontos a menos que o Atlético-MG, quarto colocado. A estreia do escrete rubro-negro paranaense nesta temporada será diante o Ceará no dia 11 de março, em local e horário a serem definidos. A equipe do Flamengo foi a campeã da primeira edição do Brasileiro Sub-17.

Copa do Brasil Sub-20 | 18/3 a 13/5
A Copa do Brasil será a segunda competição de base, com âmbito nacional. Ao todo, a competição terá 32 equipes. Sendo que 27 vagas são os campeões estaduais na categoria de 2019. As outras cinco foram destinadas para os vice-campeões estaduais da mesma categoria das cinco federações melhores classificadas no Ranking Nacional das Federações de 2020. Sendo assim, as equipes que conseguiram as vagas do estado do Paraná foram Londrina, campeão estadual de 2019, e Coritiba, vice-campeão estadual de 2019.

No mesmo molde de 2019, a competição é dividida em cinco fases. Sendo que a primeira tem as 32 equipes, que duelam em jogo único pelas vagas nas oitavas de final. O sorteio dos confrontos foi realizado na tarde do dia 5 de fevereiro e os confrontos da primeira fase para os paranaense ficaram com os duelos de  seguirão de forma Palmas-TO versus Coritiba e Londrina versus São Raimundo-RR. Lembrando que os embates da primeira fase na Copa do Brasil são em jogo único.


No ano passado, o Coritiba foi o único representante parananese que disputou a Copa do Brasil Sub-20 e caiu na segunda fase diante o Palmeiras, que no agregado venceu por 7 a 2. O adversário na primeira fase foi o 7 de Setembro do Mato Grosso do Sul. A equipe campeã foi o alviverde Paulista, que derrotou o Cruzeiro nas penalidades. Ao todo, já foram disputadas oito edições da Copa do Brasil Sub-20, que teve 5 conquistas paulistas, sendo que três foram do São Paulo, uma do Santos e outra do Palmeiras. A melhor posição de um paranaense na competição foi em 2015, quando o Athletico ficou com o vice.

- Brasileiro Sub-20 | 20/5 a 29/11
A quarta competição da categoria de base com âmbito nacional a começar na temporada 2020 é o Brasileiro Sub-20, que estará em sua sexta edição, organizada pela CBF. O critério para participação na competição também é a posição no RNC. Sendo assim, os 20 melhores colocados estão aptos para disputa. Devido a isso, o Athletico é o único clube que já a vaga garantida. Caso tenha alguma desistência, os clubes que estão na sequência no ranking ingressam no certame.


Na competição de 2019, duas equipes paranaenses - Ahtletico e Coritiba; participaram e não conseguiram a classificação à próxima fase. O Athletico ficou na 11ª, enquanto o Coritiba terminou na 14ª posição na tábua de classificação. Mas a melhor colocação de um clube paranaense no certame aconteceu em 2017, em que o Coritiba foi vice-campeão e o Athletico terminou em quarto.

- Brasileiro de Aspirantes | 21/5 a 27/9
Na sequência, o Brasileiro Aspirantes que é uma competição sub-23. Conforme as demais, com exceção da Copa do Brasil, o critério para participar no certame é via RNC. Ou seja, os dezesseis primeiros colocados no ranking garantem a participação. Mas, caso aconteça como nas edições anteriores, que teve desistência de clubes, o próximo colocado no ranking estará inserido na competição. Até o momento, só o Athletico está disponível para participar do certame, já que é 6º no ranking. Enquanto o Coritiba é 24º, que no ano passado estava na 20ª no ranking e com a desistência de alguns clubes, entrou com o 10ª. Já o Paraná Clube está em 26º no ranking, a mesma do ano passado, e participou como a 15ª equipe melhor colocada no ranking em 2019.

A fórmula do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2020 será de quatro fases. Sendo que a primeira, em turno único, será em pontos corridos, com dois grupos de oito equipes. Os quatro melhores de cada grupo avançam à segunda fase e se enfrentam em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo seguem à semifinal, no modo mata-mata que irá até a final.


No ano passado, as três equipes da capital paranaense não conseguiram a classificação à próxima fse. Sendo que no grupo A, Coritiba ficou em 5º com 13 pontos, um a menos que o 4º. Enquanto que e o Paraná Clube na lanterna com 8 pontos apenas. Já no grupo B, o escrete do Athletico ficou em 6º com 7 pontos, quatro a menos que o Santos, quarto colocado. O Brasileiro de Aspirantes já teve três edições no novo formato. Dentre elas, a equipe do Internacional venceu duas e ficou com o vice. Enquanto que o São Paulo venceu apenas uma vez. A equipe paranaense melhor colocada foi o Coritiba em 2018, com a terceira posição no certame.

- Copa do Brasil Sub-17 | 29/07 a 14/10
A última competição a iniciar, pois a previsão será para o dia 29 de julho, com o término em 14 de outubro. A Copa será disputada com 32 clubes, sendo que o critério para a participação é de ter sido campeã estadual na categoria, que no total soma 27. As outras cinco vagas serão as de vice-campeãs da categoria estadual, restrito às cinco melhores federações no ranking nacional de 2020. Neste caso, as vagas ficaram para o Athletico, campeão, e Londrina, vice. O sistema da competição será cinco fases e em cada fase se enfrentarão no sistema eliminatório simples, sempre classificando um clube para a fase seguinte. Sendo que a primeira fase será em jogo único, as demais serão em ida e volta.


Ao todo, já foram disputadas sete edições da Copa do Brasil Sub-17, que teve quatro conquistas paulistas, sendo que duas foram do Palmeiras, uma do Corinthians e outra do São Paulo. Atlético Mineiro, Vitória e Flamengo também já foram campeão do certame. Dentre as competições, nenhum escrete paranaense conseguiu ficar entre os quatro melhores. A competição do ano passado teve o Verê como representante paranaense, campeão estadual da categoria em 2018. Porém, a equipe sudoeste do estado do Paraná caiu na primeira fase para o Atlético-AC.

- Supercopa do Brasil
Tanto da categoria sub-20 quanto a sub-17, as equipes campeãs do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil da categoria irão ter o duelo da Supercopa do Brasil. Os respectivos campeões se enfrentarão no fim do ano nas Supercopas do Brasil Sub-17 e Sub-20. As prováveis datas dos embates serão em 28 de outubro e 4 de novembro para o sub-17 e 16 e 20 de dezembro na categoria sub-20. No ano passado, a Supercopa sub-20, que teve a sua terceira edição em 2019, teve o Flamengo como campeão. Enquanto que na Supercopa Sub-17 aconteceu o mesmo embate, mas o alviverde paulista consagrou-se como o campeão da categoria.

APOIE O PROJETO DRAP - Com o seu apoio, a equipe DRAP terá chancela de produzir conteúdo extra e de exclusividade, além de ajudar nos custos os integrantes da equipe, com transporte e entre outros. Conheça a nossa campanha de apoio colaborativo na @catarse - http://catarse.me/drap

Nenhum comentário

Obrigado por assinar a nossa newsletter.
Em breve chegará o nosso conteúdo na sua caixa de entrada.

att.
Do Rico ao Pobre, o futebol sem divisão!

Tecnologia do Blogger.