PROPAGANDA

Clubes aniversariantes do mês de junho


Quatro equipes amadoras de Curitiba que estão na ativa fazem aniversário no mês de junho. Iguaçu, Trieste e Operário Pilarzinho, da elite do futebol suburbana, e o não menos tradicional Vasco da Gama, que milita na segunda divisão da capital.

#ESPECIAL
Por @YuriCasari

Iguaçu - Data de fundação: 06/06/1919
Mais antigo clube amador do estado, o Alvinegro Italiano completa 99 anos no mês de junho. Fundado pelos imigrantes italianos do bairro de Santa Felicidade, o clube foi reflexo de parte da sociedade curitibana durante as décadas e hoje se tornou em um dos mais vitoriosos clubes da cidade. São 10 títulos de Suburbana e 1 da Taça Paraná. O clube é o atual bicampeão municipal.


Vasco da Gama – Data de fundação: 06/06/1937

No mesmo dia do aniversário do Iguaçu, quem também comemora é o Vasco. O nome do clube deixa claro suas origens. Fundado por torcedores do Vasco carioca, o “Vasquinho” nasceu no bairro Pilarzinho e possui grande história no futebol curitibano, e também na cultura da cidade, com os famosos bailes que sempre promoveu em sua sede social, no Mercês, que acabou ficando conhecido recentemente como sede do Forró Calamengau. Há quase 10 anos longe da elite, o melhor resultado do Vasco na Suburbana foi o título conquistado em 1970.


Trieste – Data de fundação: 08/06/1937
Dois dias depois do Vasquinho, quem também faz 81 anos é o Trieste. Fundado por imigrantes italianos do bairro de Santa Felicidade, o nome do clube homenageia a cidade homônima, que possui grande história, sendo um porto importante à beira do Mar Adriático desde o Império Romano, passando depois pelo domínio do Império Bizantino, dos Francos, do Império Austro-Húngaro, sofreu ocupações fascistas e nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e depois retornou ao domínio italiano após um período dividido com a extinta Iugoslávia. Enquanto isso, no Brasil. O clube também fez sua história, se tornando o maior campeão da história da Suburbana, com doze conquistas, e da Taça Paraná, com dez títulos.


Operário Pilarzinho – Data de fundação: 29/06/1951
O nome é explícito em relação às origens do clube tricolor. Embora já existisse desde a década de 30, fundado por operários e empresários das regiões das pedreiras do bairro do Pilarzinho, oficialmente o clube foi constituído em 1951. O Operário jamais ganhou o título máximo da Suburbana, mas recentemente, em 2014, alcançou o vice-campeonato e é uma das mais tradicionais equipes da cidade, possuindo numerosa e fiel torcida.




Tecnologia do Blogger.