PROPAGANDA

Clubes aniversariantes do mês de maio



Entre os clubes que fazem aniversário em maio, teremos o Operário, uma equipe de Ponta Grossa com 106 anos de história, um dos primeiros clubes a existirem no futebol paranaense. Além da data de constituição do estatuto do Grêmio Ipiranga, uma equipe de futebol amador de Curitiba, do bairro Capão Raso. E um caçula, com apenas três anos idade, com início de dar inveja e que disputa atualmente a segunda divisão do futebol paranaense
  
#ESPECIAL

Operário Ferroviário Esporte Clube - Data de aniversário: 01/05/1912

O operário foi o segundo clube a ser criado na história do futebol paranaense. Fundado no início do século XX, o clube é da cidade de Ponta Grossa, da Vila Oficinas. “Esse dia é muito comemorado, porque é um dos clubes mais antigos do estado, tem origem dos operários ferroviários”, explicou Bianca Machado, assessora de imprensa do Operário. O município marca o início do esporte no estado, pois em 1909, ocorreu a primeira partida, entre ponta-grossenses e curitibanos, com vitória para o escrete dos campos gerais.

O clube foi batizado inicialmente de Foot-ball Club Operário Ponta-grossense, e só em 1933 ganhou o nome que existe até hoje: Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). A cor alvinegra de seu uniforme é um tributo às raças branca e negra, já que em 1912, quase nenhuma agremiação aceitava jogadores negros. A Lei Áurea havia sido assinada há apenas 24 anos atrás de sua fundação. “Ele sempre esteve lutando pela igualdade, que vai além do futebol”, contou Bianca.


Em 1914 foi considerado campeão Ponta-grossense pela invencibilidade em todo o ano, sendo assim o primeiro título. Esse fato levou o Operário a ganhar o apelido de fantasma da Vila, pois as equipes visitantes ficavam assustadas e na maioria das vezes, acabavam perdendo partidas disputadas na Vila Oficinas. O escrete ficou invicto nesse ano.

O clube teve uma pausa no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Foi 16 vezes campeã do Interior do Paraná. Em 2015, o fantasma ganhou o título da primeira divisão paranaense. Em 2016, foi rebaixado e estará de volta na competição em 2019, visto que conseguiu o acesso nos últimos diasEm 2016, o título da Taça Paranaense Sub-23 lhe permitiu disputar a série D do brasileiro. No ano passado, a sua maior conquista: o título de âmbito nacional, a série D. “Temos muito a comemorar, principalmente nos últimos anos, no que diz respeito a títulos e avanços, é o reconhecimento do clube no Brasil todo”, observa a assessora.

No dia 1º de maio, que também é dia do trabalho, é realizada todo ano, a tradicional “Costela de chão” na área social do clube. Para Bianca, “é muito gratificante participar da história do Operário”. A assessora entrou no clube no fim de 2015 e presenciou os momentos recentes que marcaram a história do Operário.

Grêmio Ipiranga - 08/05/1982 – Data de Aniversário de Assinatura do Estatuto

O Grêmio Recreativo Ipiranga é um clube de futebol amador da capital paranaense. A data de sua fundação e início das atividades é sete de janeiro de 1963, o dia de comemoração do aniversário. Entretanto, o dia oito de maio de 1982, marca o registro do clube em cartório. Segundo o presidente Ivandel da Silva, em 83 foi regulamentado o estatuto e constituição de uma diretoria nessa data. “Até então o Grêmio Ipiranga funcionava na informalidade, havia relatos de que os fatos eram escritos em um caderno” e que começou de fato, suas atividades em janeiro de 1963. É possível notar essa data de meados da década de 60, no escudo do escrete.


Em 1996, já disputando o campeonato da suburbana, a equipe foi campeã da categoria de juniores. “Na sede temos faixas penduradas e nosso troféu”, disse o presidente.  Em 1995, o Grêmio Ipiranga saiu da série B do futebol amador para a série A. “Na época existia três séries A, B e Especial, fomos vice-campeões derrotados em casa pelo Fortaleza na final”, explicou Ivandel. 

O escrete tem como cores: o verde, amarelo e branco. Disputa suas partidas no Estádio Elba de Pádua Lima, no bairro Capão Raso, na região sul de Curitiba. O clube continua em atividade. Atualmente, o clube disputa o Copa de Futebol Amador da Capital e está na Divisão de Acesso – adulto e juvenil. Em 2017, a equipe adulta foi até as quartas-de-finais da competição.

Independente São Joseense - 22/05/2015 - Data de aniversário:
O mais novato da lista de aniversariantes do mês é o São Joseense. O clube completará três anos de sua inauguração no próximo dia 22 de maio. A equipe é de São José dos Pinhais e disputa seus jogos no Municipal Doutor Tancredo Neves, popularmente conhecido como Municipal do Pinhão. O local tem gramado sintético homologado pela FIFA. Em seu uniforme as cores: azul e o amarelo que estão presentes na bandeira da cidade. No escudo, o portal de São José dos Pinhais e uma Araucária.


Um clube com início surpreendente e meteórico. Em 2017, em seu segundo ano de existência conquistou título inédito da terceira divisão do paranaense. Foi campeão invicto, em 12 jogos, nove vitórias e três empates.  O clube tem um sonho: conquistar o acesso à primeira divisão. Em 2018, faltou muito pouco ficou em 2º colocado do Grupo II. O acesso bateu na trave, e o Cascavel CR que era o concorrente direto, garantiu a vaga no último final de semana. O escrete tem realizado um bom trabalho nesses primeiros anos de existência.



Tecnologia do Blogger.