PROPAGANDA

Clubes aniversariantes do mês de abril


Continuando a série sobre os aniversariantes, o Do Rico Ao Pobre traz a história dos clubes que festejam no mês de abril. O Londrina, equipe do norte paranaense, é o representante dos escretes profissionais. Pelo lado dos amadores, Sergipe, Imperial, Santa Quitéria e Vila Hauer comemoram mais um ano de vida neste mês. Confira a história desses clubes.

#ESPECIAL
Por @danielmunizs

No mês de abril iremos relatar um breve contexto da história das cincos equipes que fazem aniversário neste mês. O Londrina, uma das principais equipes do interior do Paraná e que na última década está brigando por uma das vagas à elite do brasileirão. Nos escretes amadores de Curitiba, equipes tradicionais, como o Vila Hauer e Santa Quitéria, acompanhada de Imperial e Sergipe, que no momento está licenciada da Federação Paranaense de Futebol (FPF).


- Londrina Esporte Clube - Data de aniversário: 05/04
Inspirado no Nacional Esporte Clube, de Rolândia, o Londrina foi fundado no dia 05 de abril de 1956. O primeiro título estadual do Tubarão veio seis anos depois de sua fundação. Na época, o presidente do clube era o folclórico Carlos Antonio Franchello. No triangular final do Paranaense de 1962, o Londrina venceu o Coritiba por 4 a 2 e ergueu a taça de campeão na casa do adversário, título que conquistaria mais três vezes (1981, 1992 e 2014).

Em 1977, o "Caçula Gigante" fez história e terminou em 4º lugar na Copa Brasil (atual Campeonato Brasileiro Série A), até hoje a melhor campanha do clube no certame. Três anos depois, o escrete do Norte do Paraná seria campeão da Taça de Prata (atual Campeonato Brasileiro Série B). Após quase declarar falência em 2009, o Tubarão se reergueu e conquistou dois títulos importantes nesta década, o Campeonato Paranaense, em 2014, e a Primeira Liga, em 2017. Hoje, o Londrina disputa o Campeonato Brasileiro Série B e busca o tão sonhado acesso à elite do futebol nacional. 


- Esporte Clube Sergipe - Data de aniversário: 16/04
O Esporte Clube Sergipe foi fundado no dia 16 de abril de 1963. Atualmente, o clube se encontra licenciado na Federação Paranaense de Futebol.

- Imperial Futebol Clube - Data de aniversário: 24/04
Fundado no dia 24 de abril de 1955, o Imperial foi idealizado por Octávio Sílvio Nicco (Nine), membro da família que colonizou o bairro do Mossunguê e quem dá nome ao estádio do clube. O nome e as cores de clube foram inspirados em um produto de limpeza da época.


Para 2018, o Tricolor do Mossunguê, que terminou em 10º na Suburbana do ano passado, aposta na manutenção do treinador Jordan Okoinski. O Imperial é destaque no futebol feminino e foi um dos clubes que disputou o Campeonato Paranaense do ano passado.

- União Recreativa Esportiva Santa Quitéria - Data de aniversário: 24/04
No dia 24 deste mês, o Santa Quitéria comemora os 44 anos de sua fundação. Originado da fusão entre Vila Inah Esporte Clube, Ipê Esporte e Sociedade Santa Quitéria, o União Recreativa Esportiva Santa Quitéria foi campeão da Suburbana logo no ano de sua fundação, em 1974. O caneco do certame foi levantado em outras quatro ocasiões (1982, 1987, 2010 e 2015).


Após boas campanhas nas últimas temporadas, o objetivo do Santa Quitéria em 2018 é ser campeão. Para isso, Juninho, vencedor das duas últimas edições da Suburbana e campeão com o Quitéria em 2010, foi apresentado como novo comandante da equipe.

- Vila Hauer Esporte Clube - Data de aniversário: 26/04
Há 68 anos, no dia 26 de abril, o Vila Hauer era fundado por um grupo de moradores do bairro Hauer, nome em homenagem a uma família de imigrantes alemães que colonizou o local. O clube do sudeste de Curitiba foi campeão da Suburbana em 1995 e 1999.


Atualmente, o Vila Hauer, que manda seus jogos no Estádio Donato Gulin, disputa a Divisão de Acesso da Suburbana, certame em que terminou na quinta colocação ano passado.


Tecnologia do Blogger.