PROPAGANDA

Clubes de aniversário no mês de Março


A “Clubes de Aniversário do Mês X’’ é uma nova série no site Do Rico Ao Pobre e, a partir de março, relataremos os aniversariantes dos seguintes meses dos clubes profissionais nas cidades em que realizamos a nossa cobertura e também os escretes amadores de Curitiba – mais de 36 clubes. Confiram quem são os clubes que completam mais um ano de vida em março de 2018.

#ESPECIAL
Por Lucas Ravel

Nesse mês de março, contaremos a história de quatro equipes muito conhecidas em seus cenários. O Atlético-PR, uma das maiores equipes do estado, seja em estrutura ou história e o Batel, equipe muito conhecida no centro-sul do estado do Paraná, são os representantes do futebol profissional. Já no amador de Curitiba, Novo Mundo, um dos clubes mais tradicionais da Suburbana e o Fortaleza, também conhecido como “Tricolor do Gabineto” e vem de boas campanhas na divisão de acesso, são os aniversariantes da vez.


- Clube Atlético Paranaense - Data de aniversário: 26/03
Fundado em 26 de março de 1924, o Atlético-PR fará 94 anos de história. O clube nasceu de uma fusão entre o América Foot Ball Club e o Internacional Foot Ball Club, duas equipes tradicionais de Curitiba na época.  Um ano após sua criação, já ganharia o título de campeão paranaense e, posteriormente, em 1929 e 30, a equipe ganharia um título que detém até hoje: o único bicampeão paranaense invicto. Foram 15 vitórias e 3 empates em dois anos. A partir daí a equipe conquistaria mais 20 estaduais em sua história.

Sua principal conquista veio em 2001, onde em um time que continha jogadores como Kléber Pereira, Adriano Gabiru, Kléberson e Alex Mineiro, conquistou sem contestações o Campeonato Brasileiro, vencendo São Paulo e Fluminense nas quartas e semifinais, respectivamente, e triunfando duas vezes sobre o São Caetano na final para se sagrar campeão. Após essa conquista, o furacão embalou grandes resultados, como o vice-campeonato brasileiro em 2004 e da Libertadores em 2005. Nos últimos anos, o CAP vem tecendo altos e baixos. Foi rebaixado em 2011, vice-campeão da Copa do Brasil em 2013, mas nas vezes que se classificou para a Libertadores, não obteve sucesso. Há poucos anos de seu centenário, o furacão busca reencontrar os tempos áureos de antigamente e se firmar como um time de primeiro escalão do futebol nacional.


- Associação Atlética Batel - Data de aniversário: 17/03
A Associação Atlética Batel é um clube sediado em Guarapuava e disputa a Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. Os lobos completarão 67 anos desde a sua fundação em 1951. A equipe começou a disputar campeonatos regidos pela FPF em 1990. Foi rebaixada em 1991, mas subiu no mesmo ano e teve a melhor época de sua história em 1994 e 95 onde obteve a 6° e 7° colocação, respectivamente, na primeira divisão do Campeonato Paranaense. O clube guarapuavano conseguiu se manter no mais alto escalão do estado até 2000, quando, ao ser rebaixado, entrou no ostracismo e só voltou a competir profissionalmente em 2009. Ultimamente vem oscilando entre a terceira e segunda divisão e hoje busca alçar voos mais altos para voltar a estar entre os principais clubes do estado do Paraná.


- Associação Beneficente Esportiva Novo Mundo Futebol Clube - Data de aniversário: 20/03
O Novo Mundo é uma das equipes mais antigas do futebol amador de Curitiba e realizará seu aniversário de 88 anos em 2018. A equipe foi fundada em 1930 e fica atrás apenas de Iguaçu (98 anos), São Braz (98 anos) e Ypiranga (88 anos). Mesmo sendo uma equipe tradicional, o alvirrubro nunca conquistou um título da elite adulta da suburbana. A equipe soma em sua sala de troféus dois títulos da divisão de acesso, mas um episódio lamentável aconteceu com que parte da história do clube fosse consumida. Segundo o atual presidente Moacir Czek, após a morte do presidente do clube na época Orlando Rinaldin, foi realizado uma partilha de bens e os detentores, literalmente, jogaram o acervo do Novo Mundo no lixo.

O estádio, antes batizado com o nome do antigo mandatário, foi rebatizado para “Arena Vermelha” devido a esse incidente. Aliás, a casa do alvirrubro é um dos orgulhos do clube, pois conta com uma estrutura acima do nível amador. O escrete curitibano tem uma vasta história no futebol da cidade, mas foi na categoria feminina que o Novo Mundo obteve maior sucesso. De 2002 a 2004 e em 2008 se sagrou campeão paranaense e em 2009 conseguiu seu melhor resultado em nível nacional: alcançou as quartas de finais da Copa do Brasil de Futebol Feminino, mas com a falta de calendário e apoio, a equipe feminina foi finalizada. Em 2018, a equipe parte como uma das favoritas a chegar nas fases finais da Suburbana e, quem sabe, garantir o seu primeiro título da elite.


- Esporte Clube Fortaleza - Data de aniversário: 19/03
No próximo dia 19, o Esporte Clube Fortaleza fará três anos de sua refundação, mas sua história se iniciou em 1983, ano da criação do clube. A filiação a Federação Paranaense de Futebol (FPF) veio em 1995 e o escrete não demorou muito tempo para conquistar suas glórias. De 1996 a 98, o Fortaleza conquistou três vezes o título da Divisão de Acesso do Campeonato Amador de Curitiba, mas buscando uma estabilidade financeira, se recusou a disputar a elite do certame. Após esses anos vitoriosos, a equipe caiu em uma época de vacas magras, onde não conquistou o mesmo sucesso e fazia campanhas sem muito brilho.

A dificuldade financeira, falta de apoio do torcedor e os elencos que não eram competitivos fizeram com que a equipe, a partir de 2003, caísse no ostracismo e apenas disputasse algumas competições não oficiais. Em 2015, o planejamento da volta do Tricolor do Gabineto se alicerçou e a equipe voltou a disputar as principais competições do futebol amador de Curitiba. Logo em 2016, a equipe já chegaria nas semifinais da Divisão de Acesso, mas foi em 2017, sendo vice-campeão, que o Fortaleza garantiu a subida e disputará a elite da Suburbana pela primeira vez em sua história. Em 2018, o escrete não quer fazer feio e busca se firmar na primeira divisão e consolidar-se como uma equipe tradicional do futebol amador.



Tecnologia do Blogger.