PROPAGANDA

No meio da folia de Carnaval, vem os últimos chamados para a semifinal

Atlético e FC Cascavel estão de olho nas semifinais e se enfrentam no Olímpico Regional (Gil Pereira/Do Rico ao Pobre)
Faltando apenas duas rodadas para o fim da Taça Dionísio Filho, a 5ª rodada traz confrontos que podem definir a classificação dos primeiros semifinalistas e também tirar vários times da luta por uma vaga na fase final do primeiro turno do paranaense


# PRÉ-JOGO
Por Gabriel Sawaf

Passou muito rápido! Nem um mês se foi e a Taça Dionisio Filho já chegou a sua penúltima rodada. Até aqui, nenhuma equipe conquistou sua classificação para a fase semifinal, assim como nenhuma está eliminada (matematicamente). Atlético, Londrina, Foz e FC Cascavel são os escretes que ocupam as duas primeiras colocações de cada um grupo e querem garantir ou chegarem com um pé na próxima fase para a última rodada. Vamos aos jogos deste sábado (9).



FC Cascavel x Atlético

Se o campeonato acabasse hoje, este seria um duelo de semifinal. Mas como ainda não acabou, as equipes precisam entrar com seriedade para tentar conseguir garantir suas respectivas vagas. O Furacão é quem está mais acima na tabela, com 10 pontos, liderando o Grupo B e precisando apenas de uma vitória no Oeste para conseguir a classificação, podendo carimbar sua vaga até mesmo com uma derrota, caso o Toledo não vença seu jogo. Mesmo usando o time de aspirantes, o Rubro Negro ainda está invicto na competição e vem embalado de uma vitória no clássico Atletiba.

Já a Serpente vem de uma recuperação dentro do certame. O escrete aurinegro é o segundo colocado do Grupo A, com sete pontos. Só foi derrotado uma vez, diante o Toledo, e quer chegar na última rodada dentro do G2 para depender de si mesmo para chegar às semifinais. Os comandados por Milton do Ó tem ao seu favor um aproveitamento de 100% em casa neste ano, que pode ser um diferencial para conseguir um triunfo diante o líder geral.

Londrina x Coritiba

O duelo marca situações opostas na tabela, mas parecidas no contexto geral. O Tubarão ainda não perdeu nesta temporada, o que é um motivo de alegria. Mas o LEC só venceu um jogo até agora no Paranaense, no clássico contra o Maringá. Fora isto, três empates, sendo um em casa contra o Cianorte. O escrete do norte do estado está em segundo lugar no Grupo B e busca a consolidação entre os classificados para a semifinal. Para este jogo, o técnico Ricardinho teve a vantagem de, após cinco jogos em duas semanas, poder ter a semana sem jogos, o que deve ajudar o Tubarão dentro de campo.

A vantagem celeste se vale muito por conta do desgaste que o adversário teve durante a semana. O Coritiba foi jogar contra o Parnahyba, em Teresina, pela Copa do Brasil. Além do desgaste da viagem, fica também o peso da cobrança. A equipe não fez uma boa partida e conseguiu o gol da classificação no último lance do jogo. Agora, com a chave virada no Paranaense, o Verdão precisa de uma vitória longe de casa para continuar sonhando em chegar a próxima fase. O Coxa é quarto colocado do Grupo A com cinco pontos, ficando dois atrás do FC Cascavel, segundo colocado, e três do Foz, líder do grupo. Em quatro jogos, foram dois empates, uma vitória e uma derrota, o que aumenta mais ainda a pressão em Sandro Forner por um resultado positivo em Londrina.

Paraná x Prudentópolis

A fase não é das boas na Vila Capanema. O Tricolor é o único time da Série A do Brasileiro que não venceu no ano ainda. Além disto, o Paraná está na lanterna da competição, com apenas dois empates dentro do certame. Com muita cobrança vinda das arquibancadas, a semana no Ninho da Gralha foi de conversa mais séria entre jogadores e comissão técnica. Com poucas chances de chegar na semifinal da Taça Dionisio Filho, a vitória contra o Prudentópolis é essencial para retomar os bons ares e a calma dentro do Tricolor.

O Prude chega para o embate em uma situação semelhante a do Tricolor. Com apenas dois pontos conquistados, o time do interior fica a frente do escrete da capital por saldo de gols. O foco do Leão em conquistar a primeira vitória na competição neste final de semana vai além de uma remota chance de classificação para a semifinal. Vem da necessidade de somar pontos para se distanciar da zona de rebaixamento. Em caso de vitória na capital, o time do segundo planalto sai automaticamente da zona da degola.

Foz x União

Os ventos são os melhores possíveis na fronteira. Sendo a única equipe invicta do Grupo A, o Foz chega a penúltima rodada com a liderança e a possibilidade de classificação em caso de vitória. Provavelmente nem o mais otimista torcedor imaginava um cenário tão favorável neste momento do campeonato. Resta a equipe manter as boas atuações no ABC para que uma inédita semifinal chegue.

Já o União vem tentando se reinventar. Após perder sua invencibilidade de dois anos em casa, o Azulão precisa vencer para deixar de flertar com a zona de rebaixamento. Nesta rodada a novidade estará no banco de reservas. O técnico da equipe teve que se afastar do time por conta de uma cirurgia e escrete de Francisco Beltrão será comandado pelos auxiliares Alcione Vaz e Naia Cândido.

Maringá x Rio Branco

A Zebra ainda não encontrou o rumo certo dentro da competição. Tudo bem que o calendário não foi dos melhores, tendo Atlético e Londrina fora de casa logo de cara. Agora o time da Cidade Canção tenta manter o embalo conquistado após a primeira vitória para voltar ao Willie Davis e conseguir sonhar ainda com uma vaga na semifinal. Um triunfo, combinado com o tropeço de Coritiba, Cianorte e FC Cascavel pode colocar o Tricolor na zona de classificação.

O Rio Branco chega tentando se reestruturar. Nas três primeiras rodadas foram três vitórias que escaparam nos últimos minutos, culminando em três empates. Na última rodada, derrota em casa para o Foz e a pressão pela primeira vitória no campeonato é grande, até porque a zona de rebaixamento se aproximou. O Leão precisa atuar como foi diante Cianorte e Coritiba para triunfar, só não pode deixar o troféu escorregar no final.

Cianorte x Toledo

Esse duelo chama a atenção daqueles que querem se classificar nesta rodada. Ambas as equipes estão na terceira colocação de seus grupos, ficando apenas um ponto atrás do segundo colocado. O Leão do Vale vem com o diferencial de ainda estar invicto na competição e quer a vitória para se manter na cola da Serpente, ou até mesmo ultrapassar o adversário em caso de vitória.

Já o Toledo está de olho na vaga com o Londrina. O Porco vem com a baixa do empate em casa contra o Paraná, que acabou sendo destaque por ter jogado a maior parte da partida com 10 jogadores. Agora no norte do estado, o Tricolor quer surpreender e chegar vivo na última rodada.


Todos os confrontos acontecem neste sábado (10), a partir das 16h30. A Equipe DRAP estará presente in loco nos duelos entre Paraná e Prudentópolis e Londrina e Coritiba, além de acompanhar o embate entre FC Cascavel e Atlético. 

Tecnologia do Blogger.