PROPAGANDA

AS COORDENADAS DO PARANAENSE DE 2018


Diferente do certame de 2017, o Campeonato Paranaense de 2018 tem uma nova fórmula de disputa. Mesmo assim, a disputa por uma das vagas ao Campeonato Brasileiro da Série D também irá movimentar o certame. Confira as coordenadas do estadual de 2018.

#PARANAENSE 2018
Por @rafaelbuiar

O estadual deste ano mudou em relação aos últimos anos. Agora são dois grupos, que foi formado conforme a classificação do campeonato anterior. Confiram como ficou os grupos:


Desta forma, o certame poderá ser disputado em três fases, caso tenha vencedor diferente na Primeira taça e segunda taça. A Primeira taça conforme foi denominada, será o 1º turno. Nesta perspectiva, os escretes do “grupo A” irão enfrentar os escretes do “grupo B”. Após as seis rodadas realizadas, classificam-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo. Com isso, os dois melhores de cada grupo desafiam em partida única e os vencedores irão para a final da Primeira taça. O vencedor da final da Primeira taça garante vaga na final do certame.

A segunda taça (2º turno) inicia com zero pontos e os escretes jogarão entre si, dentro do próprio grupo, em turno único. Ou seja, os pontos obtidos na Primeira taça não serão considerados para a disputa da Segunda taça. Na mesma linha que a Primeira taça, classificam-se para as semifinais da Segunda taça os dois melhores escretes. Porém, os duelos das semifinais serão cruzados com os grupos. O 1º do A irá enfrentar o 2º do B e o 1º do B irá desafiar o 2º do A, em jogo único. Os vencedores avançam para a final da Segunda taça.

Caso tenha vencedores diferentes na Primeira taça e Segunda taça, o certame desta ano será decidido em duas partidas, pelos respectivos vencedores. O mando de campo da segunda partida será atribuído ao escrete que houver somado o maior número de pontos ganhos, considerados os resultados obtidos na fase anterior.

Competições Nacionais - Um dos objetivos mais almejados pelos participantes do Estadual é uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e/ou Copa do Brasil. O Paraná tem direito a duas vagas na quarta divisão via regional (uma é destinada ao campeão da Taça FPF).  Atualmente, oito clubes buscam esse feito, mas Maringá e Prudentópolis podem subir à Série C em 2018, podendo abrir espaço para outra agremiação.

O estado possui três vagas à Copa do Brasil segundo o Ranking Nacional de Federações – RNF. Tirando a dupla Atletiba – que anualmente se classificam ou pelo Ranking Nacional de Clubes ou por participarem da Copa Libertadores ou pelas campanhas no Estadual -, todos irão lutar para estar no certame de mata-mata.


Tecnologia do Blogger.