Vai começar a Copa dos Estados Sub 20!

Foto: Gabriel Sawaf/Do Rico ao Pobre
 Após dois anos sem ser disputado, torneio entre seleções estaduais volta a ser disputado em 2017 e o Paraná será sede do seu grupo. Os selecionados irão encarar as seleções Capixaba e Potiguar no Estádio do Pinhão. A fase de grupos em São José dos Pinhais se inicia na próxima quarta (29) e vai até o domingo (03).

#COPADOSESTADOS
Por @gabrielsawaf

Os mais antigos vão se lembrar que o torneio entre seleções estaduais era algo extremamente comum e disputado. Era uma glória para os torcedores terem jogadores de seus times defendendo o estado e ver a sua seleção vencendo os seus adversários. O campeonato foi disputado regulamente até a década de 60 e vem tendo algumas versões com times da base, incluindo uma final entre Rio Grande do Sul e Minas Gerais que foi disputada no Couto Pereira em 2002.

Em 2017 será a segunda vez que o campeonato será disputado nesses moldes, a primeira vez foi vencido por São Paulo. A atual competição está sendo disputada por 26 seleções e começou semana retrasada, com as classificações de Tocantins e Roraima sobre Amapá e Rondônia, respectivamente, em jogos de ida e volta que foram disputados em Porto Velho.

Agora os 24 times restantes estão divididos em oito grupos de três, sediados na casa do melhor ranqueado. Somente o primeiro colocado avançara para as fases de Quartas de Final, que será disputado em jogo único, bem como a Semi e a grande Final. O Paraná caiu no grupo 6, ao lado de Espírito Santo e Rio Grande do Norte, tendo a vantagem de jogar em casa, no caso, no Estádio do Pinhão, que foi indicado pela Federação Paranaense.

O escrete paranaense será comandado por Luciano Simm, que dirigiu o time sub 19 do Paraná Clube nesta temporada. O elenco conta com vários atletas do Tricolor e Londrina, incluindo Jhonny Lucas, o grande destaque da base paranista, e Uelber, que chegou a atuar pelo time profissional do Tubarão. Fecham o plantel jogadores do FC Cascavel, Portuguesa Londrinense e do São Joseense, sem ter atletas do Atlético e do Coritiba.

Jhonny Lucas já atuou pelo time principal paranista e é a grande esperança do time paranaense (Foto: Gil Pereira/Do Rico ao Pobre).
Os adversários veem a competição como uma grande oportunidade. Os capixabas fizeram uma mistura de 22 atletas do Rio Branco e do Espírito Santo, que serão os representantes do estado na Copinha e irão preparar os jogadores para o torneio. A equipe do Sudeste será comandada por Luciano Rocha, que comandou o time Sub 20 do Capa Preta em 2017.  Já os potiguares desembarcarão em São José dos Pinhais com 18 atletas, que atuam no América/RN, ABC, Globo, Santa Cruz/RN e Força e Luz, e serão dirigidos por Fernando Tonet, que dirigiu o Parnahyba/PI Na Série D e o Horizonte no segundo semestre.

CONFIRA OS ATLETAS CONVOCADOS DA SELEÇÃO PARANAENSE

Goleiros
Irineu (Londrina)
Gui (Paraná)

Zagueiros
Guilherme Turmina (FC Cascavel)
Ricardo (Londrina)
Matheus Dias (Paraná)
 
Laterais
Gabriel Pires (Paraná)
Caio Queiroz (Paraná)
 
Meias
Ardley (São Joseense)
Anderson (Londrina)
Jhonny Lucas (Paraná)
Warley (Paraná)
Vanderlei (Portuguesa Londriense)
 
Atacantes
Denilsom (FC Cascavel)
Uelber (Londrina)
Miullen Natha (Londrina)
Gustavo (Paraná)

O CAMINHO: O grupo 6 se inicia na tarde desta quarta (29), no duelo entre as seleções visitantes, Espírito Santo x Rio Grande do Norte. Na sexta (01), a seleção paranaense encara os capixabas. E para fechar a fase de grupos, os donos casa encaram os potiguares no domingo (03). Todos os jogos acontecerão as 16h. O campeão do grupo vai encarar o vencedor do grupo 3, que é formado por Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso.

Para voltar a atuar no Pinhão, a Seleção Paranaense não pode encarar São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina na fase de mata-mata, pois estas levam vantagem no Ranking de Estados da CBF. Qualquer outro estado que cair no caminho paranaense terá que conhecer a Terra das Araucárias.

A Equipe DRAP estará presente em todos os jogos realizados no Estádio do Pinhão fazendo a melhor cobertura para você!