A um passo da final da elite do amador de Curitiba

Iguaçu e Santa Quitéria vão decidir quem vai para final pelo terceiro ano seguido (Foto: Bia Lima/Do Rico ao Pobre)
O último passo antes da final terá início neste sábado (18) com dois embates da fase semifinal da Divisão Especial do futebol amador de Curitiba. Trieste e Santa Quitéria estão com a vantagem do empate para garantir a vaga na decisão de 2017, já os escretes de Operário Pilarzinho e Iguaçu precisam ganhar para levar a decisão nas penalidades. Confira algumas informações referente aos escretes semifinalistas.


#PRÉ-JOGO
Por @rafaelbuiar

Antes de esclarecer os números dos escretes que irão disputar a penúltima fase do certame, falaremos do regulamento da competição que seguirá da mesma forma que a fase anterior, em que teve a primeira disputa de mata-mata na Divisão Especial. Ou seja, diferente da Divisão de Acesso do amador de Curitiba, em que o saldo de gols foi um dos critérios de desempates para avançar à fase seguinte. Na elite da Suburbana é diferente, já que a pontuação nos dois confrontos é que dará a vaga para a final do certame. Sendo assim, quem pontuar mais na soma dos dois confrontos estará a um passo de conquistar o título. Caso tenha igualdade na pontuação, a decisão será disputada nas penalidades.

Trieste x Operário Pilarzinho: Depois de vencer o primeiro duelo no Estádio Bortolo Gava, a equipe da Colônia, comandada pelo treinador Ivo Petry, está um empate de chegar em mais uma final na elite da Suburbana. Isto não acontece desde 2013, em que a equipe do bairro de Santa Felicidade disputou o caneco com o escrete do Santa Quitéria. Nesta ocasião, o tricolor de Santa Felicidade sagrou-se campeão.  Do outro lado, a equipe comandada por Peterson Freitas poderá repetir o feito de 2014, em que chegou pela primeira vez a final da elite do amador, diante a equipe do Nova Orleans. Para repetir este feito, a equipe do bairro do Pilarzinho terá que vencer o Trieste no tempo normal e consequentemente nas penalidades.

A equipe do Operário Pilarzinho disputou 14 embates até esta fase. Sendo que dentre eles seis foram vitórias, dois empates e seis derrotas. Números que representam quase 50% de aproveitamento no certame. Um pouco diferente, os números da equipe do Trieste apontam como o favorito para seguir adiante na competição. Mas dentro das quatro linhas, os números não dizem nada.  Do total de 14 jogos, a equipe do bairro de Santa Felicidade venceu oito e empatou seis. Junto a isso, a equipe do Trieste soma o ataque mais positivo da competição, com larga vantagem aos demais clubes, são 39 gols no geral. Sendo que Bruno Batata, principal contratação da equipe triestina, marcou 16 – um pouco mais de 40% dos gols da equipe.

Iguaçu x Santa Quitéria: Repetindo mais uma vez o confronto da final de 2014 e 2016, Iguaçu e Santa Quitéria se cruzaram novamente em um embate de mata-mata. Só que desta vez não foi na fase final do certame. Mesmo assim, o confronto já tem ótimos ingredientes para um bom embate. O time do Santa Quitéria, que frequenta a fase semifinal desde 2013, quer repetir a dose e ir para a sua terceira final consecutiva. Para isso acontecer, o time do bairro do Santa Quitéria pode até empatar, já que venceu o duelo no Estádio Mauricio Fruet, no último sábado. Do outro lado, mordido por levar um gol nos acréscimos, o time do Iguaçu terá que vencer no tempo normal, para pelo menos chegar a decisão dos pênaltis.

Em números, a equipe do Iguaçu tem até agora zaga menos vazada da competição. Até agora foram 10 gols sofridos. Porém, a equipe do Iguaçu também tem o ataque menos positivo dentre as equipes semifinalista. Ou seja, para avançar a fase seguinte, o time comandado por Juninho terá que quebrar este protocolo. Alex Pinhais e Igor somam oito gols – quase 45% dos gols da equipe marcado na competição. Do outro lado, a equipe do Santa Quitéria tem um número melhor em relação aos gols anotados na competição, já que em 14 jogos marcou 22 gols. Porém, a equipe do Santa Quitéria venceu menos em relação a equipe adversária. São seis vitórias a favor da equipe do Iguaçu e cinco do Quitéria.




A equipe do site Do rico ao Pobre estará nos dois embates para realizar a tradicional cobertura e registrar mais um confronto de semifinal da Suburbana de 2017. Ambos em confrontos da fase semifinal irão iniciar a partir das 16h30. Após os embates preliminares.

__________________________________________
DO RICO AO POBRE, O FUTEBOL SEM DIVISÃO