Trieste, o maior campeão da Taça Paraná


A 52ª edição da Taça Paraná teve início no último domingo (8), com nove escretes na disputa pelo título do certame. Dentre as equipes presentes, apenas duas já conquistaram o título da competição, Fanático (Campo Largo) e, o atual campeão) Bandeirantes (Colombo). Sendo assim, o maior campeão do certame não estará presente nesta temporada. Confira o quadro de títulos dos times  e das  cidades que mais foram campeão da Taça Paraná: (Foto: Arquivo/ Paraná Online)

#SUBURBANA
Por Rafael Buiar 

Na liga da cidade de Curitiba, o Trieste, equipe do bairro de Santa Felicidade, é o maior vencedor. Na Taça Paraná não é diferente, pois a equipe da colônia italiana tem 10 conquistas das 51 já disputadas. A primeira conquista do Trieste ocorreu em 1965 em cima da equipe do Corinthians, da cidade de Londrina. No ano seguinte, a conquista foi diante a equipe do Grêmio Oeste da cidade de Guarapuava. A última conquista do time de Santa Felicidade foi em 2006, diante outra equipe de Curitiba, o Combate Barreirinha.

 
A briga pela segunda posição dos maiores vencedores da Taça Paraná é grande, pois temos três equipes com a mesma quantidade de títulos. Fanático e Internacional de Campo Largo e o Combate Barreirinha da capital possuem seis triunfos cada uma. A primeira equipe a conquistar um título foi a do Fanático, em 1976, contra o time de Lajes Premol (Ibiporâ). Já o time do bairro da Barreirinha, que teve o descenso na temporada passada, teve uma década recheada de títulos da Taça Paraná. A primeira conquista aconteceu em 1997 em cima da equipe do Ouro Verde (Sarandi) e seguiu até 2000 sendo campeã, sendo uma das poucas que tem o tetra consecutivo. A outra equipe com seis conquistas é o time do Internacional, que teve três títulos consecutivos nesta última década. Porém, a primeira conquista foi em 1980 diante o time do 7 De setembro da cidade de Dois Vizinhos. 
Foto: Arquivo/ Folha de Campo Largo
Em relação as cidades, destaque para a liderança absoluta de Curitiba, que tem 20 taças, seguida por Campo Largo, com 13. Na sequência, outras 14 cidades do interior e região metropolitana seguem com uma ou duas conquistas cada uma. Fato que só pode ser mudado com duas cidades que constam nesta temporada, Guarapuava e Colombo.


E aí, qual cidade e qual clube será campeão da 52ª Taça Paraná?
__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.