Salvar a temporada em 2 jogos

 
A primeira fase do certame desta temporada está chegando ao final e os números dos times estão sendo 'esclarecidos'. Enquanto Iguaçu e Santa Quitéria brigam pelas caçebas, cinco times lutam para não disputar a Série B do futebol amador de Curitiba no ano de 2015. Partindo desta perspectiva, o Do Rico ao Pobre relata quais as contas que as equipes precisam fazer para não serem rebaixadas neste ano.
 
Por Rafael Buiar

Diferente do ano passado, o regulamento deste ano não terá torneio da morte. 'Competição' que reuniu os dois times que menos pontuaram na primeira fase de cada grupo e criou-se outra para disputa. Os dois piores deste grupo foram rebaixados: Capão Raso e União Ahú. Na temporada atual, as duas piores equipes da primeira fase serão automaticamente (direto) rebaixadas. Caso o campeonato acabasse hoje (25), Uberlândia e Combate Barreirinha eram os rebaixados. Mas ainda há duas rodadas, e os times podem mudar de posição, já que tem mais três 'concorrentes' para esta vaga e eles ainda se enfrentarão. Urano, Novo Mundo e a mais tranquila, Vila Hauer são as equipes ameaçadas. Agremiações que tem duas rodadas para mostrar definitivamente e fazer valer a temporada.
Combate Barreirinha - Para o Combate Barreirinha sair do da encomoda lanterna é necessário que a equipe do Recanto Tricolor conquiste duas vitórias, sendo uma em sua casa, diante o Trieste, e a outra fora de casa contra o todo poderoso da temporada, Iguaçu. Ou seja, dois embates complicadíssimos com os candidatos ao títulos. Mas, para a equipe do Combate só a vitória não basta. Além de conquistar os triunfos sobre os times de Santa Felicidade, o Combate tem que torcer para que Uberlândia e Urano não vencam em nenhuma rodada. No entanto, ainda há possibilidade da equipe do Barreirinha ultrapassar o Vila Hauer e o Novo Mundo, mas como estas equipes irão duelar com adversários diretos a briga fica mesmo com Urano e Uberlândia. 
Uberlândia - A equipe da Vila Formosa terá um caminho mais árduo e não muito diferente do que o Combate Barreirinha, já que a equipe do bairro do Novo Mundo precisa dos mesmos objetivos. Vencer os dois jogos, sendo que seus adversários serão o Nova Orleans e o Novo Mundo, ambos fora de casa. Mesmo sabendo que o retrocpecto fora de casa não seja favoravél, pois o último triunfo do Uberlândia foi no começo do campeonato, na segunda rodada. Após a vitória sobre o Combate Barreirinha, o time do Uberlândia sofreu sete derrotas e se complicou cada vez na competição. Para sair desta situação, será necesário, além das duas vitórias, torcer contra o Urano, o Novo Mundo e o Vila Hauer.
Urano - Já o Azulão do Xaxim, que está mais aliviado depois de vencer o Renovicente no Solar do Bosque e sair da zona do rebaixamento depois de algumas rodadas, terá uma tarefa mais fácil que seus conconrrentes diretos. Do outro lado, a classificação para a segunda fase ainda é possível. Para isso, o time do Urano tem que ganhar as duas partidas. O primeiro duelo será diante o Operário Pilarzinho fora de casa e na sequência contra o Vila Hauer. O Azulão está apenas um ponto atrás do Vila Hauer, o último colocado na zona de classificação. Devido a isso, o sonho de jogar a segunda fase não está longe. Para garantir a classificação, o time do Urano ainda precisará que ganhe as duas e torça por tropeços de Trieste, Renovicente, Nova Orleans, Pilarzinho e, principalmente, Vila Hauer e Novo Mundo para pintar entre os oito colocados na primeira fase.
Novo Mundo - O time de Ivo Petry, que iniciou a todo vapor na competição não conseguiu ficar entre os primeiros e foi caindo na classificação no decorrer do campeonato. Agora, na 9ª rodada terá um confronto direto contra o Renovicente e na sequência uma guerra diante o Uberlândia, já que o time da Vila formosa terá a última cartada para ficar entre os times da elite do futebol amador de Curitiba. Assim, a equipe do Novo Mundo depende só de si para ficar entre os oitos primeiros e espantar de vez o fantasma do rebaixamento. Com duas vitórias ou até um triunfo e um empate garantem o Novo Mundo na fase seguinte. Para não cair será necessário dois empates ou uma vitória e caso perca as duas e o time do Uberlândia, Combate e Urano ganhem, o Novo Mundo será uma das equipes rebaixadas para a segundona do ano que vem.
Vila Hauer - O desempenho do time do Hauer nesta temporada não foi os dos melhores, mas mesmo assim o time conseguiu ficar entre os oito primeiros faltando duas rodadas para o término da primeira fase. Sendo assim, a classificação está perto. Porém, o problema é quando estas duas rodadas restantes terá que enfrentar equipes como o líder (Iguaçu) e o Urano, que ainda tem o sonho de seguir adiante na competição. A classificação para o Vila Hauer será concretizada caso ganhe as duas partidas ou a equipe do Novo Mundo não ganhe os dois embates. Apesar que duas das três vitórias foram em seus dominios, o Hauer vai tentar surpreender e igualar a quarta vitória na Suburbana.

Portanto, serão dez partidas para mudar o rumo do campeonato. Será que o Combate saíra da lanterna, em que ficou quase todo o campeonato? Será que o Vila Hauer está com suadades da Série B e quer retornar? Será que a torcida para o Uberlândia ser rebaixado irá ser concretizada? Será que o Urano se recupera depois de inúmeras rodadas da ZR e tranquiliza sua torcida? e o badalado Novo Mundo vai desencantar? Pode ser que neste sábado (27) já teremos algumas dessas respostas.

Torcedor, apoie o time do seu bairro! Vá à um estádio da Suburbana.
__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.