"A Copa do Brasil dos paranaenses": Ranking de vitórias [Ano 2]


O segundo post da serie “A Copa do Brasil dos Paranaenses” é referente aos números de vitórias na competição mais democrática do Brasil. O Ranking teve mudanças em relação ao ano passado, em que o Atlético foi o vice campeão, perdendo o título para o Flamengo do Rio de Janeiro. Mesmo assim, o Coritiba é líder do ranking com 35 vitórias. Fique ligado nas próximas edições da serie.


Na terceira quarta-feira (19) do mês de março, o Tubarão obteve mais uma vitória na Copa do Brasil e assegurou a nona vitória do clube na história da competição. Diferente das outras equipes paranaenses que não venceram na primeira partida, como o Coritiba, o JMalucelli e o Paraná Clube que empataram. Mesmo assim, o Trio de Ferro paranaense segue na ponta quando o assunto é vitórias na Copa do Brasil.

Foto: FERNANDO RIBEIRO - Agência Estado
Histórico
A competição de mata-mata teve início no final da década de 80 com dois times paranaenses, o extinto Pinheiros e o Atlético. Os dois clubes não obtiveram sucesso na competição, pois ambos foram eliminados na primeira fase, Mixto e Náutico, respectivamente. O mal desempenho se repetiu mais uma vez em 1994, quando o Paraná Clube, único representante do estado, foi eliminado pelo Internacional. Agora, o ápice de um time das terras das araucárias aconteceu nos últimos três anos, com a dupla Atletiba, pois ambos os times chegaram ao vice-campeonato da competição, perdendo para o Vasco da Gama (2011), Palmeiras (2012) e Flamengo(2013), respectivamente. Campanhas como essa, facilitaram com que os clubes ficassem na ponta do ranking.

Com a 26ª edição do torneio já iniciada, a competição teve clubes paranaenses como: Coritiba (20), Atlético (17), Paraná (17), Londrina (7), J.Malucelli (4), Iraty (3), Paranavaí (2), Cianorte (2), Operário (1), Arapongas (1), Prudentópolis (1), Adap (1), Rio Branco (1), Roma (1) e dos extintos União Bandeirante e Pinheiros (1). No total, foram mais de 300 partidas dos 16 times que participaram na Copa do Brasil.

- Confira as equipes que mais venceram na competição mais democrática do Brasil:

COXA
1º Coritiba Foot Ball Clube: 35 vitórias
O time paranaense que mais participou no torneio também foi o que mais venceu. Ao todo, soma-se 35 vitórias em 20 participações do Coritiba. O número poderia ser maior, caso não fosse eliminado precocemente para o Nacional-AM. Mesmo assim, a ponta do ranking é do alviverde. Diferente disso, o destaque fica nos anos de 2001 e 2009, que venceu cinco vezes, mas em ambas as edições foi eliminado na semifinal por times gaúchos. A temporada que mais venceu foi a de 2011, ano que venceu nove vezes no total. No ano de 2012, que ficou com o vice-campeonato, venceu sete vezes.

FURACÃO
2º Clube Atlético Paranaense: 34 vitórias
Mesmo com a boa campanha no ano passado, o time rubro-negro é o segundo da lista, que soma 34 vitórias. Diferença que diminuiu em relação ao ano anterior, pois de cinco passou pra uma vitória a diferença com o rival alviverde. Ao todo, foram seis vitórias em 2013. Número suficiente para bater o recorde da equipe na competição, que era de três vitórias, quase igualando ao do rival em que é sete vitórias. O número pode ser ultrapassado, caso avance para as próximas fases, mesmo já estando nas oitavas de final, e o Coritiba seja eliminado no certame.

TRICOLOR DA VILA
3º Paraná Clube: 21 vitórias
Na sequência dos maiores vencedores paranaenses da Copa do Brasil, há outro time da capital. Porém, agora o Paraná Clube segue mais longe do rival rubro-negro. O Tricolor precisa de 13 vitórias para igualar o Atlético e de 15 para assumir a ponta. O ano passado foi de decepção para o time da Vila Capanema, pois foi eliminado precocemente para o São Bernardo, o mesmo adversário deste ano. Seu ápice aconteceu na terceira vez que participou na competição, no ano de 1995, em que venceu quatro vezes. Nesta década, o Tricolor da Vila era o time a ser batido no estado.


TUBARÃO
4º Londrina Esporte Clube: 9 vitórias
A melhor equipe do interior a figurar no ranking é do norte do Estado, o Londrina Esporte Clube. O LEC ficou um bom tempo ausente da competição e retornou em 2014 devido a melhor colocação no campeonato paranaense do ano passado.  Na seca, o Tubarão foi logo estreando com o pé direito diante o Criciúma e aumentou em mais uma vitória no ranking.  Agora são nove vitórias no torneio. O seu recorde aconteceu logo no ano de estreia de competição, em 1993, com três vitórias. Na edição desse de 93, eliminou o Inter de Porto Alegre e na sequência foi eliminado pelo time carioca Flamengo. O LEC pode quebrar este recorde neste ano?

LEÃO DO VALE DO IVAÍ
5º Cianorte Futebol Clube: 4 vitórias
A quinta equipe a estar no ranking não participa deste ano, mas pode se contentar com o ano de 2013. O ano passado foi muito bom para a equipe do noroeste do estado, já que o Leão do Vale do Ivaí somou mais duas vitórias na Copa do Brasil. Agora são quatro vitórias. Número que deixa o Cianorte no Top5 do Ranking de vitórias. Os dois triunfos foram em cima da equipe do Grêmio Barueri, no placar de 2 a 1 e 3 a 0. Ao todo, são duas participações na Copa do Brasil, 2005 e 2013. Ambas com duas vitórias em cada ano e com desclassificação na 2ª fase do torneio.

Os outros 11 participantes foram inferior a quatro vitórias, caso de: J. Malucelli (3), Iraty (2), e dos que venceram apenas uma vez: Paranavaí, Prudentópolis, Rio Branco e dos extintos União Bandeirante e Pinheiros. Já as equipes de Operário, Adap e Roma, ficaram sem vencer na competição. Porém, o Jotinha pode aumentar este número caso passe do time baiano. 

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.