Aqui é Suburbana! (Futebol amador de Curitiba)

Times dos bairros de Santa Quitéria (Amarelo) e Barreirinha (Vermelho) Foto - Gazeta do Povo
Do Rico ao Pobre inicia mais um quadro, agora é o "Aqui é Suburbana". Tópico que irá conter de matérias especiais à diversas crônicas das partidas do futebol amador da capital paranaense.

Por Rafael Buiar

Há mais de 60 anos, o melhor campeonato de futebol amador do Brasil é repleto de histórias simples, que tenho a certeza de dizer, tem sentimento, tradição e, claro, muita força de vontade de todos os envolvidos. Assim, times de diversos bairros da cidade de Curitiba se confrontam em campos esburacados, na busca pelo título da Suburbana, ano a ano. Não há certeza de quanto é o público de cada partida, mas os moradores da região sempre estão presentes para demonstrar a sua paixão.

Os artifícios que facilitam a identificação da suburbana são inúmeros, por exemplo: A maioria dos campos são 'murados' e possuem pouco lugar de arquibancadas, já o restante da torcida fica próximo dos alambrados. Há também, os famosos quitutes, dentre muitas variedades, o pão com bife é o que mais se destaca. O outro fator é a cerveja, que tem a venda da bebida alcoólica liberada. Alguns, podem ser visto na foto abaixo:

Além desses e outros atributos da campeonato amador da capital, o melhor fica em relação aos ingressos. É de graça, é só chegar, acomodar-se e torcer durante os 90 minutos. Após a pelega, vencendo ou perdendo, o momento é aquele, sentar-se à mesa com os amigos e beber, conversar muito sobre a rodada e por fim, descansar em casa. Por que semana que vem tem tudo de novo.
Fotos: Maurício Kern e Velhos Pescadores. Edição: Do Rico ao Pobre
Os principais clubes amadores da capital paranaense são: Santa Quitéria, Urano, Bangu, Operário Pilarzinho, Iguaçu, Trieste, Uberlândia, Capão Raso, Nova Orleans, Novo Mundo, União Ahú, Bairro Alto, Vila Hauer, Vila Fanny, Sitio Cercado, Vila Sandra, Caxias, Ipiranga, Santíssima Trindade, Ypiranga, Imperial e outros. 

Diante tudo isso, eu já aviso, o blog Do Rico ao Pobre irá retratar os jogo de cada rodada com crônicas e promover diversas matérias especiais com os envolvidos da suburbana, com textos, áudio  videos e fotos. Ou seja, se você está neste mundo, fique esperto. Tu poderás ser o próximo entrevistado. 

__________________________________________
NÃO é autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação.