1918: O início do primeiro hexa do Campeonato Paranaense


A quarta edição do Campeonato Paranaense foi marcante para o futebol do Paraná e, principalmente, para o Britânia Sport Club. A equipe, que tinha as cores vermelha e branca no uniforme, teve o seu primeiro título, da série de sete conquistas seguidas, no estadual em 1918. Fato esse que só o Coritiba igualou em quase 100 anos de campeonato.

#CLUBE
Por Rafael Buiar

1914 - 1971
O ano de 1918 também teve a criação do Torneio Início, considerado uma tradição nas aberturas dos campeonatos, nas primeiras décadas. A competição era simples, jogo único - na primeira edição aconteceu no campo do Internacional. Neste ano, a equipe do América-Paraná FC consagrou-se campeã do torneio. Assim, com a mudanças na fórmula do campeonato, poucas equipes participaram, já que algumas desistiram no ano anterior. Por isso, duas equipes foram convidadas a participar da competição daquela temporada, Água Verde e Acadêmica. Com o convite aceito de ambos os clubes, o certame iniciou em 28 de abril.

A estreia do time “Britânico” foi em casa diante o Água Verde, onde perdeu pelo placar de 1 a 0. Revés que decretou a eliminação da equipe no Torneio Início. Passados quase dois meses, o Campeonato Oficial começou para o “Tigre” *, sendo mais exato em 26 de maio, contra o mesmo Água Verde. Novamente outra derrota, mas desta vez foi em casa e no placar de 5 a 3. Após duas derrotas seguidas na temporada, o time do Britânia 'injetou" uma recuperação no campeonato, pois a outra derrota só aconteceu no ano seguinte, já que ocorreu uma paralisação de três meses neste período. 

A parada de outubro a janeiro foi por causa do armistício da 1ª Guerra Mundial. Mesmo assim, a campanha do Britânia foi digno de um time campeão. Ao todo, foram sete vitórias, um empate e duas derrotas. O ataque foi o mais positivo, somou 34 gols, dentre esses, 17 foi do atacante Joaquim Martim - artilheiro do Campeonato. Sendo esse o melhor ataque e a defesa (14 gols contra), junto com o Coxa, da competição.

- Acompanhe abaixo todos os jogos do primeiro título do Britânia:

Torneio Início
-28/03 Água Verde x Britânia, 1x0.

Campeonato Oficial
1º Turno
- 26/05 Britânia x Água Verde, 3x5.
- 16/06 Britânia x América-Paraná, 2x1.
- 14/07 Britânia x Coritiba, 6x1.
- 28/07 Britânia x Acadêmica, 8x2.
- 11/08 Britânia x Internacional, 6x0.

2º Turno
- 25/08 Água Verde x Britânia, 2x2.
- 29/09 América-Paraná x Britânia, 0x1.
- 20/10 Acadêmica x Britânia, oxw.
- 05/01 Coritiba x Britânia, 3x1.
- 26/01 Internacional x Britânia, 0x5. (Maior renda do campeonato, 264$000,00)

Foto: Arquivo FPF
A equipe base do campeão foi composta por: Vitor, Floriano e Cassou; Bassani, Elias Martin e Moura; Maximino, Barão, Romualdo, Joaquim e Ferreira (Narciso). Assim, a equipe do Britânia Sport Clube deu o ponta pé inicial para o histórico hexa-campeonato (1918-1923). Deixando claro que era a melhor equipe do Campeonato Paranaense daquela década.

A alcunha de Tigre foi denominada porque o clube treinava em um terreno afastado do centro urbano, na rua Visconde de Guarapuava. Próximo do local havia inúmeros prostíbulos e um enorme matagal. Devido a isso, costumavam-se dizer que do mato pra frente era possível encontrar de tudo. Inclusive Tigre.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.