Análise final do Campeonato Paranaense 2013 [Os últimos]

Esta é a penúltima parte da série "análise do Campeonato Paranaense 2013". antes de relatar sobre o Campeão, Coritiba, o blog comenta sobre os três últimos colocados da competição: Rio Branco, Nacional e Paranavaí. Dentre esses clubes, dois disputarão a Divisão de Acesso de 2014.

Por Rafael Buiar

O Leão da Estradinha, ‘vice-lanterna’ do primeiro turno, conseguiu sair nas últimas partidas do descenso da competição com uma vitória, justamente no confronto direto contra o Vermelhinho do fim da linha, em que o Rio Branco goleou o Paranavaí por 3 a 0. A partir desta penúltima rodada do 2º turno, o clube do litoral paranaense assumiu a 10ª colocação na tabela e permaneceu até a última rodada, posição que tira o clube da zona de rebaixamento em pleno centenário do clube. O que ressalta o mal planejamento, Já que o foco foi a comemoração dos 100 anos e não a montagem do elenco forte. Assim, a “maldição do centenário” pega mais um clube do Paraná, como já aconteceu com o Coritiba e Operário Ferroviário, em anos anteriores.

A salvação do ano do time de Paranaguá
Na mesma linha, a equipe de Rolândia mostrou evolução, porém não foi o suficiente para sair da última colocação geral de todo campeonato. No segundo turno, o time do norte conseguiu dois empates. Dentre esses, o empate 'considerável' contra o Coritiba, e uma vitória memorável diante o Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, sendo essa a única vitória do NAC no ano - que tirou o sonho do Fantasma em disputar um campeonato nacional neste ano. Ao todo, o Nacional conseguiu cinco pontos. Desta maneira, figurou na vice-lanterna no returno da competição e terminou como o pior ataque do campeonato com 11 gols e a pior zaga, com 44 gols sofridos em 22 partidas.


O Atlético Clube Paranavaí foi a segunda equipe que foi rebaixada no Campeonato Paranaense 2013. Ao contrário das equipes Rio Branco e Nacional, o time não evoluiu de um turno para o outro e decaiu de produção. O último time do interior a ser campeão paranaense, em 2007, não apresentou a regularidade e se postou no meio da tabela. Seu segundo turno foi de sequência de derrotas. Com isso, o sonho de disputar novamente a Série D do Campeonato Brasileiro de 2013 não passou de uma ilusão, antes mesmo de acabar o paranaense.

Felipe Rosa / Gazeta do Povo
No começo do campeonato, o blog fez uma ressalva em uma matéria, quando o tema mencionado em referência aos contratos dos clubes com os jogadores. Nacional e Paranavaí eram os que tinham o menor tempo entre as 12 equipes. Isto seria um presságio dos dirigentes de ambas as equipes? Resta saber se ano que vem, na Divisão de Acesso 2014, o sistema irá mudar.


Para conferir a última equipe restante do Campeonato Paranaense 2013, o nosso blog continuará com análise do Campeão em post único, nos próximos dias. Acompanhe e participe da discussão.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.