Pai Javão prevê a 1ª rodada dos times paranaenses no #BR2013

O blog 'Do Rico ao Pobre' tem um novo integrante. É o Pai JAVÃO, que irá utilizar o seu serviço a nosso favor, torcedores de times paranaenses. Pai Javão irá poupar as perguntas que sempre ocorrem em sua tenda, antes das partidas do final de semana, para falar aqui no blog. Confira como conheci esta figura incrível.
Por Do Rico ao Pobre

Pai Javão - Desenho de Fernanda Cavassana
Há seis anos, enquanto eu andava pelo centro de Curitiba, um senhor, de quase 60 anos, tentou me parar na rua XV de Novembro, próximo àquela igreja da Praça Tiradentes. Como um típico curitibano, não parei, seguindo em frente. No outro dia, passei pelo mesmo local e houve mais uma tentativa por parte dele. Mais uma vez, nem parei para ouvir o blá blá dele.

Logo notei que o indivíduo sempre estava ali, no mesmo local. Aquele era o percurso para ir ao meu emprego. Como comecei a notá-lo diariamente, percebi que o senhor ofertava o seu trabalho para quem precisasse. Como ele usava uma roupa estranha, típica de alguma região ou de alguma crença, acreditei que poucos parassem para conhecer de fato seu trabalho. Enfim, lá pela trigésima vez que passei por ele, em um dia em que eu estava feliz por ter marcado cinco gols na vitória do meu time do bairro, eu parei para ouvi-lo. Desta vez eu estava simpático e sorridente. 

Nesta conversa, que demorou mais de meia hora, eu descobri o trabalho do senhor, que tanto oferecia a quem passasse por ali. O caboclo era Pai de Santo e oráculo ao mesmo tempo. Digamos que era algo um tanto inovador. Mesmo sabendo disso, resolvi continuar o assunto. De tamanha curiosidade em conhecer a figura, praticamente o entrevistei. Logo estava enchendo de perguntas: “Alguém compra o seu serviço?", “Você é daqueles que resgata o amor perdido e avisa se vai dar certo ou não?" e entre outras.

Depois do questionário, como um bom jornalista, eu ainda todo sorridente, decidi que não iria usar o serviço de Pai Javão, naquele dia. Mesmo assim, ele deixou um cartão comigo, contendo todas as informações dele: e-mail, endereço e o principal, o telefone.

Pai Javão, já em ação para a 1ª rodada do Campeonato
Com o passar dos anos, eu continuei passando no local e notei que ele não estava mais naquele endereço. O lugar já estava sendo habitado por outros tipos de comerciante, agora era uma barraquinha de pastel, que por sinal, era muito bom. Após apreciar um de queijo, perguntei para o comerciante sobre o parecer do Pai Javão, e ele respondeu, “Ele não estava com uma clientela boa, e resolveu trabalhar em casa”, logo fiquei pensativo. Eu posso ajudar esse Senhor.

Após o expediente fui para casa e resolvi, então, ligar para saber o porque. Ao mesmo tempo em que pegava o telefone, pressenti que essa ligação pudesse me ajudar e muito, não entendia no que exatamente.

Liguei, conversei, para ver como estava Pai Javão e se chegava a alguma solução, para aumentar de vez a clientela dele. Depois de alguns minutos, chegamos no assunto futebol. Justamente semana antes de iniciar o Brasileirão 2013

Perguntei, pra descontrair: "Ai Javão, como serão os times Paranaense no Campeonato Brasileiro Série A, B e D", foi ai que eu tive a ideia de colocar as previsões dele no blog, juntando o útil ao agradável. Pois ao mesmo tempo de divulgar o trabalho dele, ele já premeditava a vida dos torcedores de Coritiba, Atlético, Paraná Clube, Londrina e J.Malucelli. 

E aí, leitores, gostaram da ideia? Pai Javão é meio tímido, mas estou tentando convencê-lo a nos enviar uma foto para identificar as participações dele aqui no blog. Quem sabe na próxima semana já não traga uma imagem dele para vocês...

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.