Mini-guia da Divisão de Acesso 2013

Divisão de Acesso 2013 iniciou no último sábado (25), com duas rodadas: Cincão contra Roma Apucarana e o confronto de Junior Team e PSTC. Com isso, o blog 'Do Rico ao pobre' passa as informações necessárias para conhecer os 10 times que disputarão  a competição neste ano. Clubes que estão na briga pelo mesmo sonho, conquistar a vaga para a elite do futebol paranaense. Dentre as equipes, sete são do norte do estado, dividindo na maioria, entre as cidades de Maringá e Londrina.

#CLUBES
Por Rafael Buiar


Dez equipes com o mesmo sonho, conquistar o acesso e chegar à elite para bater de frente com os principais times do estado. Ano passado, o time do Cincão, de Londrina, conquistou a vaga. Portanto, iria disputar a primeira divisão três anos depois de sua fundação. Porém, a vaga foi perdida no "tapetão" - por escalar jogador irregular, e quem acabou subindo foi o time do Nacional de Rolândia, que, por sinal, passou vexame na elite do paranaense deste ano e foi rebaixado como lanterna da competição.

Da mesma cidade, mais dois clubes representam a região de Londrina, PSTC e Junior Team. Alguns quilômetros da pequena Londres, a cidade de Maringá, que é a segunda cidade com mais equipes na competição, tem as equipes de Grêmio Maringá e Metropolitano Maringá. Para fechar a 'região do alto' do estado, teremos mais dois clubes, o time do Colorado A.C, - 2º colocado da ‘Terceirona’ 2012, e o Roma Apucarana, rebaixado no ano passado‘. Nas outras cidades do interior, há equipes isoladas, como na região sudoeste, que é representada pelo Francisco Beltrão, campeão da 'Terceirona' de 2012. Próximo dela, outra equipe, que tem parceria com clube da capital, Foz do Iguaçu. Finalizando os times da Divisão de Acesso 2013, tem o extinto Serrano, que agora passa a se chamar Prudentópolis e representa a região sudeste.

F. Beltrão - Campeão da Terceira Divisão do Paranaense 2012 Foto: Futgol 
Curiosidades - Dentre esses clubes, o Grêmio Maringá é o time mais velho, foi fundando em 1961 e passou por maus momentos. Inclusive, ficou inativo por alguns anos, mas voltou com o sonho de brilhar na elite e conquistar título, como o audacioso time da década de 60 e 70, em que foram tricampeões estaduais. O caçula do campeonato é o Cincão Esporte Clube, fundado em 2010 por empresários. Em pouco tempo, a equipe já conseguiu dois acessos. Porém, um dos acessos, o último foi “caçado”. O restante das equipes varia entre uma parcela da década de 90 e outra da de 2000. Neste caso, sabemos que a idade não é a mentora de que o clube vai ter uma boa campanha campeonato, já que é a maioria foi fundada por empresários.

Estádios - O futebol paranaense não tem um bom público há anos, é só ver a média dos últimos campeonatos, salvo as equipes que tem tradição nas torcidas, como: Atlético, Coritiba, Paraná Clube, Londrina e outros times da elite. Assim, acredito que a Divisão de Acesso desse ano, não terá uma boa média de público. Os estádios com maior capacidade são municipais. O maior é o Estádio Municipal Jacy Scaff, conhecido como Estádio do Café, com capacidade para 36 mil lugares. O segundo com maior capacidade fica em Maringá, e servirá como casa para as duas equipes que representa a região de Maringá, Grêmio Maringá e Metropolitano Maringá, com espaço de 23 mil lugares, o Estádio Willie Davis

Foto: Blog Emerson Jaques
O restante tem a média de nove mil lugares, como Estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio (PSTC), Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana (Roma) e Estádio do ABC, em Foz do Iguaçu (Foz do Iguaçu). Já os mais acanhados são com capacidade de três mil lugares, Estádio Municipal, Newton Agilbert, em Prudentópolis (Prudentópolis) e Estádio Francisco Borges de Campo, em Colorado (Colorado).
Regulamento - O campeonato será dividido em duas partes. A primeira fase: As dez equipes se enfrentam em turno únicos, classificando-se os seis primeiros colocados. Já os dois últimos serão rebaixados para a Terceira Divisão. A segunda Fase: Os seis times classificados, jogam em turno e returno, sendo que os dois primeiros colocados, garantem o acesso e jogam pelo título do campeonato, em partidas finais de ida e volta.

Como na primeira divisão do Campeonato Paranaense 2013, o blog irá disponibilizar algumas crônicas da competição, de rodada a rodada, um duelo será escolhido para ser relatado. Acompanhe.

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.