Análise final do Campeonato Paranaense 2013 [Destaques]

Depois do campeonato estadual 2013 chegar ao fim, o blog "Do Rico ao Pobre" fará a sua análise das equipes que disputaram, as ordens das equipes serão conforme a tabela, ou seja em várias partes, tirando o campeão, que será o último post. 

#ESPECIAL

Por Rafael Buiar

A 98ª edição do Campeonato Paranaense teve seu final no último domingo (12), com a decisão entre Coritiba e Atlético, final que aconteceu pela quarta vez consecutiva na competição. Não muito diferente dos anos anteriores, o confronto terminou com a vitória do time alviverde, consequentemente tetra campeão Paranaense. Ao todo, o clube alviverde soma 37 títulos paranaense, 15 a mais que o rival rubro negro, o segundo que mais vezes foi campeão. Já na final do interior, o confronto foi de muito equilíbrio, e o time de melhor campanha de todo o Paranaense, Londrina, confirmou o favoritismo e venceu em casa o Operário de Ponta Grossa, pelo mesmo placar que foi derrotado nos Campos gerais, em 2 a 1. 

Assim, o blog 'Do Rico ao Pobre' fará as análises de todos os clubes da competição, o destaque, os que ficaram no quase, os que ficaram no meio da tabela, os últimos colocados e o campeão.
Bruno Covello/Gazeta do Povo
Destaque 2º Turno A segunda parte do Campeonato Paranaense teve os mesmos 66 jogos do primeiro turno, mas com uma diferença nos números de gols, 11 tentos a mais que o turno anterior, totalizando 174 gols no returno. Como no primeiro turno, o destaque fica entre uma equipe do interior e outra da capital, desta vez: Londrina e Atlético.

A equipe do norte do estado manteve a boa sequência de vitórias, mesmo depois do conturbado jogo contra o Coritiba no final do primeiro turno. De 11 jogos, o Tubarão garantiu 8 triunfos, que não garantiram o LEC na decisão do estadual, mas sim na 'Final do interior', já que ficou um ponto atrás do time rubro-negro. No geral, a equipe do Tubarão ficou com a melhor campanha, somando 48 pontos em 22 rodadas, sendo essa, a mesma pontuação que o time do Alto da Glória. Porém, o Tuba ficou com uma vitória a mais que o time de Curitiba e, de lambuja, garantiu-se como a melhor defesa de todo o estadual 2013, sofrendo apenas 15 gols.

Gilberto Abelha_JL
A campanha agradou o torcedor do Londrina Esporte Clube, Vinícius Kuromoto, formado em relações públicas, que comenta: “A campanha do Londrina foi além das minhas expectativas. Estamos com a melhor campanha no campeonato e só não estamos na final por conta da arbitragem desastrosa na “final” do primeiro turno contra o Coritiba.”

Segundo Kuromoto, a equipe conquistou seu objetivo ao garantir a vaga no Campeonato Brasileiro Série D.“Tínhamos que conseguir a vaga na Série D e ela veio com antecedência, superando as minhas expectativas. Não sonhava em chegar disputando o título, mas tivemos chances. O objetivo maior do ano é muito maior do que o campeonato paranaense. Temos que subir pra Série C este ano, custe o que custar e estamos no caminho certo”, disse.

Já o Furacão, desacreditado pela torcida por causa do primeiro turno em que não esteve entre os primeiros colocados e por utilizar o time alternativo (o sub-23) na competição, levou a sério a segunda parte do campeonato. Assim, conseguiu uma sequência sem derrotas no estadual. De rodada a rodada, indo aos trancos e barrancos, o time conquistou vitórias nos últimos minutos, como contra o Toledo e o J.Malucelli.Fato que levou o time a ter mais confiança no decorrer do campeonato e à ponta na tábua de classificação. Objetivo esse, que foi levado até o final do segundo turno, mesmo perdendo de goelada para o Operário Ferroviário e com uma combinação de resultados, o time conseguiu a vaga na final do Campeonato Paranaense 2013.

globoesporte.com
Para o estudante e torcedor do Atlético, Guilherme Alves, “o principal objetivo do CAP era revelar jogadores, e este foi alcançado com sucesso. Jogadores se destacaram como o Goleiro Santos, o Lateral – Direito Léo, o Zagueiro Rafael Zuchi, o Volante Hernani, o Meia Zezinho e os Atacantes Douglas Coutinho e Crislan”, explicou. Alguns destes jogadores provavelmente irão brigar por um lugar no time titular do Furacão.
Outro destaque que da equipe atleticana é a evolução do time. Quem viu o time do Furacão na primeira partida diante o Rio Branco de Paranaguá não imaginava o time na final do campeonato, jogando totalmente diferente e com mais maturidade. Fato que agradou o Guilherme: “independente do resultado das finais, eles merecem os aplausos dos torcedores”, finalizou.

Para conferir as outras análises das equipes que disputaram o Campeonato Paranaense 2013, siga as postagens de nosso blog que apontará, nos próximos dias, as equipes que ficaram no quase, na 'meiuca' da tabela, além dos últimos colocados. Acompanhe e discuta.

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.