A Copa do Brasil dos paranaenses: Os times que mais venceram no torneio

Depois de ter post's dos jogos inesquecíveis e dos jogos mais vexatórios na Copa do Brasil, confira o terceiro post da série "A Copa do Brasil dos paranaenses": Ranking de vitórias.

#ESPECIAL
Por Rafael Buiar

Na última quarta-feira (01), no feriado do dia do trabalhador, aconteceu pela Copa do Brasil o confronto entre Coritiba e Souza da Paraíba, jogo que foi adiado depois de ser cancelado pela justiça. Depois do início conturbado na competição, o atual vice-campeão, o Coxa, manteve a escrita de favorito e venceu com time alternativo - Devido o interesse de conquistar o tetra campeonato Paranaense, mesmo assim, o resultado foi a favor da equipe  do Paraná, com o placar de 3 a 0. Triunfo que garantiu a equipe alviverde na próxima fase - já que vencendo no placar de dois gols ou mais, fora de casa, elimina o jogo da volta. 

Com a última vitória no torneio de mata-mata, o Coritiba aumenta o número de vitórias na competição mais democrática do país, ficando a cinco triunfos na frente do rival Atlético. Assim, o time alviverde é o líder dos paranaenses quando se fala em números de vitórias na Copa do Brasil.  No mesmo dia, a equipe do Cianorte foi eliminada da competição, em pleno Estádio Albino Turbay em Cianorte, perdendo a oportunidade de diminuir a diferença entre o quarto colocado na lista, que é outra equipe do interior, o Londrina.
(Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)
-Depois de ter post's dos jogos inesquecíveis e dos jogos mais vexatórios na Copa do Brasil, o terceiro post da série "A Copa do Brasil dos paranaenses" terá o Ranking de vitórias. Confira abaixo:



1º Coritiba Foot Ball Clube: 33 vitórias
O time paranaense que mais participou no torneio também foi o que mais venceu. Ao todo, soma-se 33 vitórias em 19 participações do Coritiba. O destaque fica nos anos de 2001 e 2009, nos quais venceu cinco vezes, em nas edições em que foi eliminado na semifinal por times gaúchos, em 2012, em que venceu sete vezes, e em 2011, ano que venceu nove vezes. Nenhum clube do estado passou de cinco vitórias em um mesmo ano na Copa do Brasil.




2º Clube Atlético Paranaense: 28 vitórias
A segunda colocação fica com o Atlético, rival do alviverde. O clube, que traz 28 triunfos no torneio, teve sua primeira vitória em 1993, ano em que venceu três vezes na competição. O seu recorde aconteceu em 1997 e 2012, atingindo a marca de quatro vitórias, sendo eliminado nas quartas de final em ambos os anos.






3º Paraná Clube: 21 vitórias
Na sequência dos maiores vencedores da Copa do Brasil, há outro time da capital paranaense. O Paraná está na cola do Furacão, com 21 vitórias. Seu ápice aconteceu na terceira vez que participou na competição, no ano de 1995, em que venceu quatro vezes. Nesta década, o Tricolor da Vila era o time a ser batido no estado.



4º Londrina Esporte Clube: 8 vitórias
O primeiro clube do interior paranaense a figurar no ranking é do norte, o Londrina Esporte Clube. O LEC estará novamente na competição em 2014 devido a melhor colocação no campeonato paranaense deste ano entre as equipes do interior. O Tubarão venceu oito vezes ao todo no torneio. O seu recorde aconteceu logo no ano de estreia de competição, em 1993, com três vitórias. Na edição desse ano, eliminou o Inter de Porto Alegre e na sequência foi eliminado pelo time carioca Flamengo.



5º Cianorte Futebol Clube: 4 vitórias
Depois de um ano brilhante para o Cianorte, equipe do noroeste do estado, o ano de 2013 não foi dos melhores para o Leão do Vale do Ivaí. Este ano obteve maus resultados no estadual e passou a focar a Copa do Brasil. Ao todo, foram quatro vitórias na Copa do Brasil, com duas participações, 2005 e 2013. Ambas com duas vitórias em cada ano e com desclassificação na 2ª fase do torneio.

Os outros 11 participantes foram inferior a quatro vitórias, caso de: J. Malucelli (3), Iraty (2), e dos que venceram apenas uma vez: Paranavaí, Prudentópolis, Rio Branco e dos extintos União Bandeirante e Pinheiros. Já as equipes de Operário, Adap e Roma, ficaram sem vencer na competição. Porém, o Arapongas, que estreou neste ano na Copa do Brasil, avançou para a segunda fase do torneio e já soma uma vitória, podendo deixar para trás todos esses times se avançar na competição.

O Coritiba e Atlético, também continuam conquistando mais resultados, pois avançaram para fase seguinte deste ano. Assim, ficaremos na expectativa para ver se a equipe rubro-negra irá encostar no rival alviverde ou se ficará mais distante em número de vitórias na Copa do Brasil. 


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.