Time da região centro-sul muda o nome na identidade

O clube Serrano troca o nome na identidade por Prudentópolis, a nomenclatura já valerá para a Divisão de Acesso 2013. Saiba como, o porque e relembre a história do antigo time da região centro-sul do Futebol Paranaense que possuía o mesmo nome.

#CLUBES
                                                     Por Rafael Buiar

“Prudentópolis” voltará a constar como nome de equipe no Campeonato Paranaense. O extinto Serrano Centro-Sul Futebol Clube, trocou seu nome para Prudentópolis Futebol Clube para disputar a Divisão de Acesso de 2013. A mudança tem como propósito valorizar o clube e fazer com ele que se identifique mais com a população local da região centro-sul do Paraná. A troca foi efetivada no início de março. O novo nome lembra o passado do futebol paranaense, pois no final da década de 90 existia o Prudentópolis Esporte ClubePEC, que foi fundando em 25 de Março de 1968, mas só em 5 de janeiro de 1997 o time profissionalizou-se. Igual o Serrano, o PEC, 'arrebentou' nos primeiros anos, conquistando acessos rapidamente, até chegar à elite do estadual, tudo isso em três anos. Em sua primeira disputa, a equipe conquistou a A-3, na época Terceira Divisão do Paranaense.

Foto: Intervalo da notícia
No ano seguinte, o Leão ficou em 4º na Divisão de Acesso e não conseguiu subir de divisão, até que em 1999 ficou em 3º lugar e conquistou a vaga para a elite do Paranaense. Acesso que contribuiu para a sequência dos próximos anos, entre os melhores times do futebol paranaense. Na primeira participação da primeira divisão, o clube ficou na 5ª colocação, classificação que empolgou a diretoria e também a própria cidade, pois o público girava em torno de 2.500 a 3 Mil pessoas no Estádio Newton Agibert, espaço cedido pela prefeitura. 


Foto: Intervalo da notícia
Com boas campanhas, a equipe chegou a ter atletas que brilharam no futebol nacional e mundial, depois que vestiram a camisa do Prudentópolis. Destaque para o atacante Liédson, que jogou apenas 15 vezes e marcou cinco gols, no ano de 2001. Com bom futebol apresentado, o atacante transferiu-se no mesmo ano para o time da capital, o Coritiba. Depois disso, atuou no Corinthians, Flamengo, Sporting até chegar na seleção Portuguesa em 2009. Hoje, joga novamente no futebol português, desta vez no Porto. 

Extinto Serrano - Já a história do Serrano Centro-Sul Futebol Clube é parecida com o antigo clube da cidade. Depois de ser fundando em 1º de setembro de 2007, a equipe evoluiu rapidamente no futebol paranaense, conquistando títulos e , consequentemente, acessos. Desta forma, venceu a Terceira Divisão em 2008, e a Divisão de Acesso em 2009. Com isso, a elite do Paranaense chegou em 2010, mas com má campanha na competição, o time sofreu o descenso e disputou em 2011 novamente a segunda divisão, em que ficou até o ano passado (2012).

Novo Clube - O presidente do clube, Valdir Cagnini, continuará no comando do time. Em entrevista ao site Redação em Campo e à rádio Najuá, Luiz Carlos Correa comentou que a mudança é a mesma que aconteceu com o Corinthians- PR, que voltou a ser chamado de J. Malucelli. “É apenas uma mudança no nome fantasia, uma equipe não tem nada a ver com a outra”, afirmou Cagnini. Apesar da afirmação do Diretor de Futebol do Prudentópolis, a equipe também tem um novo escudo que levará o brasão do município, símbolo parecido com o utilizado pelo antigo Prudentópolis Esporte Clube.

Antigo escudo do Prudentópolis
Copa do Brasil de 2004
Em 2004, Prudentópolis ficou conhecido nacionalmente na Copa do Brasil, pois o clube avançou para a segunda fase da competição. Este fato foi inusitado, uma vez que era a primeira participação do time no torneioO primeiro confronto foi contra o São Gonçalo, no Estádio Newton Agibert, em Prudentópolis. A equipe paranaense goleou no placar de 4 a 0, com gols de Tita (2), Biro-Biro e Sandro. Já no segundo jogo, time carioca venceu por 2 a 1, no Machadão, com gols de Rodrigão (2), para o time da casa, e Zé Maria para o Prudentópolis. Derrota que não tirou a vantagem do time paranaense, emitida no primeiro confronto. Depois de passar da primeira fase em sua primeira participação, o segundo confronto foi contra um time mais forte, o Internacional. Clube que contou com a ótima atuação do atacante paranaense Nilmar, que marcou duas vezes e ajudou o Inter eliminar o Prudentópolis. Desta forma o clube gaúcho avançou para a oitava de finais e freou a trajetória do time do Centro-Sul do Paraná, que acabou sendo derrotado na partida no placar de 2 a 0, no Olímpico,  em Cascavel. Acompanhe a escalação no link: Prudentópolis e Internacional na Copa do Brasil 2004.

A preparação para Divisão de Acesso 2013 já começou. Na quinta-feira passada (28), a equipe realizou um jogo treino contra o time base do Paraná Clube, em que venceu no placar de 3 a 0. O confronto define que ambas diretorias são parceiras, já que Cagnini relatou a amizade e que vai negociar com alguns atletas, com custo zero, só com pagamento de salários. Já a segundo jogo treino, a equipe sofreu uma goleada da equipe reserva do Operário, no placar de 8 a 1. O treinador que comandara a equipe no estadual     é Joel Preisner, que fará sua estreia contra o time do Foz do Iguaçu em 26 de maio.

Fonte: Rádio Najuá, Redação em Campo e Intervalo da Notícia


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.