O Iraty Sport Club está voltando ?

O Azulão do Paraná pode ressurgir no futebol paranaense, justo no ano em que vai completar 100 anos de sua existência.

#CLUBES
                                                     Por Rafael Buiar


O Azulão do Paraná pode ressurgir no futebol paranaense, justo no ano em que vai completar 100 anos de sua existência. A equipe do centro-sul quer brilhar nos gramados na elite do certame local após abandonar o futebol profissional no ano passado. Com isso, os planos de voltar para o mundo da bola  já estão na pauta do clube da cidade de Irati.

A confirmação se jogaria a Divisão de Acesso ou a ‘terceirona do paranaense’ saiu ontem (20) -  Quase um ano depois do anúncio do desligamento do clube nas competições profissionais, que aconteceu no mês de maio, depois do término do Campeonato Paranaense. Passado quase um ano, o presidente do Iraty, Geraldo Campagnoli, comenta em entrevista ao jornal Gazeta do Povo: “Estamos ten­­tando reorganizar as coisas, ver o que é possível fazer. Nossa intenção é voltar com o futebol”. 

Atualmente, o clube segue com escolinhas de meninos de 9 a 15 anos, no Estádio Emílio Gomes. Devido a isso, o palco do Azulão está recebendo os cuidados necessários do gramado. O que mais se necessita no Iraty, é a criação de um novo departamento de futebol. Segundo o presidente, isto não será nenhum problema. “Acredito que podemos montar um time facilmente. Não é a parte mais difícil. Já temos alguns contatos”, afirma Campagnoli.


Retorno da parceriaA parceria com a SM Sports pode voltar também. A empresa, que foi um dos principais motivos para o Iraty se desligar dos campeonatos profissionais, está selando um novo acordo. Sérgio Malucelli, o responsável pela SM Sports, instituição que tem o poder financeiro e que também administrará o clube, também é o homem forte do Londrina nesta temporada. Mas, o time da cidade de Irati não terá só este acordo, a prefeitura também estará ligada ao clube da cidade.

Pedido de aceitação no ArbitralNo entanto, a volta do Azulão não dependia só de si, já que a Federação Paranaense de Futebol (FPF) é quem decide se ele iria jogar a Divisão de Acesso ou a Terceira Divisão do Paranaense. A instituição, responsável pelo futebol do estado, precisou esclarecer o quadro atual. Motivo: O Iraty desistiu do campeonato de juniores, competição cuja participação é necessária para disputar a divisão de acesso. Caso contrário, o destino é a terceira divisão.

A diretoria do Iraty trabalhou para ser o time convidado a disputar a Divisão de Acesso, ocupando a vaga de uma agremiação desistente - ano passado duas equipes conseguiram o convite, Grecal e Grêmio Maringá. Outro fator que poderia levar o time a disputar o acesso à elite do futebol, é a extinção da Terceira Divisão, de acordo com o presidente da FPF, Helio Cury, antes do arbitral.


Vai jogar a terceirona em 2013 - Na tarde da última quarta-feira (20), na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF) aconteceu o arbitral com os represetantes das equipes que disputaram a Divisão de Acesso, encontro que decidiu uma nova fórmula do campeonato e o 'caso Iraty'. A entidade decidiu que a equipe do centro sul não ira participar do certame, devido à cláusula quebrada pela própria instituição - não disputou competições na base em 2012. Assim, foi direto da primeira para a terceira divisão estadual, e a vaga que lhe pertencia ficou para o time da cidade de Londrina, o PSTC.

A pauta já está anunciada. O possível retorno será na melhor época, o ano do centenário do clube. Agora, fica a expectativa para que o clube não tenha a “Maldição do centenário”, tema que será abordado em breve aqui no blog.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.