Análise do 1º Turno do Paranaense 2013

O campeonato paranaense de 2013 fechou o primeiro turno semana passada, no último domingo (3), completando 50% da competição. Assim, 66 jogos foram disputados, e com isso, o blog Do Rico ao Pobre irá analisar o contexto da metade do estadual. Que teve dos demais tipos de jogos, alguns equilibrados e outros sem tanto destaque. Mesmo assim, já podemos notar as surpresas e as decepções.

#ESPECIAL
Por Rafael Buiar

O campeonato paranaense de 2013 fechou o primeiro turno neste último domingo (3), completando 50% da competição. Assim, 66 jogos foram disputados, e com isso, o blog 'Do Rico Ao Pobre' irá analisar o contexto da metade do estadual. Que teve dos demais tipos de jogos, alguns equilibrados e outros sem tanto destaque. Mesmo assim, já podemos notar as surpresas e as decepções.

Interior - Dentre as 12 equipes, o destaque do primeiro turno foi o time do Londrina, clube que surpreendeu a todos com o seu setor ofensivo, sendo esse, o melhor ataque do primeiro turno. O principal motivo que levou a essa façanha foram as três primeiras partidas, em que o Tubarão marcou 14 gols. Gols que garantiram a segunda colocação, - poderia ter conquistado o título do turno, caso vencesse o duelo conturbado e contestado diante o Coritiba. O time também tem o artilheiro da competição, Celsinho, o camisa 10 do alviceleste.


Foto:  Divulgação/site do clube
Diferente disso, encontra-se a equipe do Nacional de Rolândia, que amargurou a lanterna da competição com apenas um empate em 11 rodadas. Consequentemente, tem o pior ataque do torneio, marcando apenas seis gols. Todos que aconteceram em seu estádio, no Erick George, em Rolândia. Mesmo sendo o pior ataque e também a pior zaga no campeonato, o clube do norte não sofreu as maiores goleadas do torneio, sim, o time do litoral, Rio Branco, nos placares de Coritiba (7 a 0) e Londrina (6 a 0), resultados que ajudaram o clube a ficar na penúltima colocação.

Mesmo não estando na zona de rebaixamento, a decepção até a metade do campeonato é o time do Cianorte, clube que tinha bastante expectativa por causa da temporada anterior - principalmente a quinta colocação da série D. Atualmente, no paranaense 2013, o clube fica na décima colocação na tábua de classificação. Mas ainda com esperanças, pois nos últimos jogos o Leão do Vale do Ivaí teve boas atuações,  resultados que o tiraram da zona de descenso e que dão ânimo para sequência da competição.


Foto: Divulgação/ site oficial
Arapongas, Toledo, Paranavaí e Operário apresentaram um futebol regular durante os 11 jogos, assim ficam na ‘meiuca’ da tabelaOutro destaque que pode ser analisado nessas equipes é que juntas somam 24 empates, número que dá indício de que brigarão pela segunda vaga da série D em 2013. Já o "intruso da capital", J.Malucelli, seria o destaque do campeonato se não perdesse o gás na reta final, pois a equipe não suportou a sequência de confrontos diretos e perdeu a liderança para o Coritiba, a segunda posição para o Tubarão e consequentemente a terceira posição o para Paraná Clube.

Trio de Ferro
Foto: divulgação/ Paranautas
A equipe do Paraná Clube enriqueceu a briga pelo título do 1ª turno, mas o empate contra Arapongas e a derrota para Cianorte fizeram com que não chegasse na última partida para a briga do turno. Assim, assumiu a terceira colocação. Já a equipe do Coritiba confirmou ainda mais o seu favoritismo no campeonato, após vencer a finalíssima do turno contra o Londrina, no Estádio do Café. Resultado que consagrou o time como campeão do primeiro turno, garantindo vaga na final da competição, caso aconteça.

Por fim, a equipe do Atlético. O clube “polemizou” na competição utilizando um time sub-23, enquanto o plantel principal esteve na pré temporada para as competições nacionais do segundo semestre. O futebol dos garotos não surpreendeu, mas também, não é um desastre, pois contém algumas 'jóias' individuais que precisam ser lapidadas. O Furacão teve um início de competição conturbado, aproximou-se por várias vezes a zona do rebaixamento, mas no decorrer do campeonato, o time evoluiu e ficou na metade da tabela.

Foto: Divulgação/site oficial do Clube
Futuro - Com tudo isso, acredito que o segundo turno será diferente, pois alguns clubes já procuram mudar sua situação para a sequência da competição. O Cianorte que esta evoluindo, Atlético ganhando corpo, Paraná Clube irá com força máxima e o Londrina que vai recuperar-se do último jogo do primeiro turno e continuar na briga pelo título. Já no outro lado da tabela, acredito que a briga também acontecerá, menos para equipe do Nacional, que praticamente se entregou. Com isso, teremos mais 66 jogos pela frente, talvez mais dois, se ocorrer uma final. Somente depois,  conheceremos o último capítulo da 98ª edição do Campeonato Paranaense.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.