Derby do Noroeste: Confronto que está em alta na última década

Conheça mais um clássico do futebol paranaense. Desta vez, o combate é no noroeste do estado do Paraná, Cianorte e Paranavaí. Cada uma das agremiações têm tido um bom desempenho no histórico do estadual, pois, durante a última década, as duas equipes brigaram por posições no topo da tabela, sendo esse o principal motivo para reforçar o clássico no futebol paranaense.

#CLÁSSICOS DO PARANÁ
Por Rafael Buiar

Atualmente, a região do noroeste do estado do Paraná tem dois clubes que representam o certame local na elite do Campeonato Paranaense, Cianorte e Paranavaí. Cada uma das agremiações têm tido um bom desempenho no histórico da competição, pois, durante a última década, as duas equipes brigaram por posições no topo da tabela, sendo esse o principal motivo para reforçar o clássico no futebol paranaense. Mas, aparentemente, a rivalidade do confronto não teve início com um fato histórico, e sim, com a proximidade geográfica. Assim, ficou conhecido como 'Derby do Noroeste'.



Os clubes - A equipe do Atlético Clube Paranavaí (ACP) tem uma história mais longa – clube fundado em 1946-, diferente do Leão do Vale, que é um clube da última década e que quer se igualar a façanha conquistada pelo rival em 2007, ano que o Vermelhinho consagrou-se campeão Paranaense, diante do Paraná Clube. Já o Cianorte Futebol Clube (CFC), é um "clube empresa", que foi fundado em 2002. Desde então, já dificultou para as grandes equipes do campeonato. Pois, com sua ótima estrutura no noroeste do estado, os trabalhos dos treinadores foram bem preparados, e isto acontece até os dias de hoje. O clube é sonho de qualquer treinador, como: Cláudio Tencanti, Caio Junior, Gilson Kleina e outros que decidiram assinar o contrato devido à estrutura e à forma de trabalho.

Início do confronto
O Derby do Noroeste iniciou no ano de 2004, com vitória do Leão do Vale em 2 x 1. Ao todo, o clássico tem 11 confrontos. O Cianorte leva vantagem com cinco vitórias, já que o ACP venceu apenas duas vezes, nos anos de 2008 (2 x 0) e 2010 (2 x 1). Os demais duelos terminaram empatados, totalizando quatro empates. O último jogo com o resultado igual foi recente, aconteceu na sétima rodada do Campeonato Paranaense 2013 (no dia 10/02), com o placar de 1 x 1. Com isso, o 'time da Costura' vai mantendo a escrita de nunca ter perdido em casa, Cianorte, com nove anos de combate diante o time do Paranavaí. Além da invencibilidade em casa, o Leão do Vale do ivaí tem o maior placar do confronto, 3 a 0 na casa do visitante, que aconteceu no primeiro jogo de 2012.

Jogo na memória


Dentre esses jogos, o confronto que está na memória do torcedor é justamente o do ano em que o Vermelhinho foi campeão Paranaense, em 2007. Duelo que terminou empatado em 2 a 2.  Este duelo está na memória das torcidas, porque as duas agremiações estavam nas primeiras colocações e estiveram perto de editar uma final na competição regional. Pois, ambas as equipes ‘brigaram’ com os clubes da capital, Atlético e Paraná Clube, até a final da competição. Final que o ACP consagrou-se o último time do interior a ser campeão do Campeonato Paranaense.

Edição: do Rico ao Pobre
No entanto, de 2011 pra cá, o time do Paranavaí não vence o seu rival, sendo essa a maior sequência de jogos sem saborear uma vitória diante o Cianorte. São cinco jogos: três vitórias - duas fora de casa -, e dois empates.  Resultados que podem ser explicados com o mal desempenho do ACP nos últimos anos, pois o Vermelhinho estava brigando para não cair na competição e o Leão do Vale brigou pelas primeiras colocações da tabela. Sendo assim, foram opostos na classificação final da competição estadual.

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.