Campeonato Paranaense 2013 vem aí! [Parte 1]

Saiba um pouco mais sobre as equipes do interior que irão disputar o Campeonato Paranaense de 2013. O "blog Do Rico ao Pobre" irá fazer suas análises em 2 partes, para depois enfim, fazer a do "Trio de Ferro". Nesta Parte 1, as regiões norte e noroeste serão o foco.

#CLUBES
Por Rafael Buiar

Edição Do Rico ao Pobre
O Campeonato paranaense de 2013 inicia somente no final de Janeiro (20 de Janeiro), e nesta 98ª edição será composta por nove clubes do interior, que são: Arapongas, Cianorte, Londrina, Nacional, Operario, Rio Branco, Paranavaí e Toledo, junto com um "intruso da capital", o J. Malucelli. Ambos estão na caça aos clubes da capital, Atlético, Coritiba e Paraná Clube. Desde a primeira edição do estadual, que ocorreu em 1915, a caça aos times da capital é evidente. Pois, só 10 vezes o 'caneco' foi levantado por times do interior, o primeiro em 1955, pelo time de Monte Alegre. Alguns até repetiram a façanha, ganhando mais de uma vez, caso dos tricampeões Londrina e do Grêmio Maringá - Que não disputará a elite nesta temporada.

E para este ano, as pré-temporadas já tiveram o seu inicio, alguns clubes começaram no final de 2012. Boa parte são os times do interior, pois estiveram sem calendário no segundo semestre no ano passado - diferente de Atlético, Coritiba e Paraná Clube, que disputaram campeonatos nacionais (Serie A e B). E para relatar sobre o Campeonato Paranaense deste ano, o blog Do Rico ao Pobre, irá fazer uma pré análise sobre os clubes que disputarão nesta temporada, as agremiações serão dividas por regiões. - Confira a Tabela do Campeonato (Pode ocorrer mudanças).

No ano de 2013 a região norte será composta por três clubes, Arapongas, Londrina e Nacional. O Arapongão trabalha desde novembro, e tem o técnico José Araújo, que comandou o Londrina em 2005 e tenta repetir a boa campanha do campeonato passado, em que garantiu a vaga a Serie D. Chegaram reforços como o meia Rick (ex-Guaratinguetá) e o atacante Pedro Paulo (ex-CRB), atacante como Baiano, que já disputou o paranaense pelo Operário-PR. O grupo está 85% fechado. Já no Tubarão, um dos clubes mais tradicionais do interior terá a aposta na base: 15 jovens atletas estarão à disposição de Cláudio Tecatti. As principais contratações são os laterais Hamilton Acuña e Raul, O zagueiro Dirceu, o meia Celsinho, que já jogou no continente europeu. Os volantes Germano, Vinicius e o atacante Marcelo Júlio. O time treina desde outubro, com isso  alguns amistosos antes do Estadual irão acontecer. Com está base, o LEC está entre os mais forte do interior. 

E para fechar o trio de times do norte do Paraná o Nacional, que contratou o técnico Carlos Nunes para sua volta à elite. Com isso, a equipe de Rolândia já realizou em dezembro dois jogos-treinos, e também decretou o inicio de sua pré-temporada. O ciclo de reforços ainda não se encerrou. O destaque do Nacional é o atacante Nunes. Alguns km's para oeste, encontra-se a região noroeste do estado, que terá dois clubes, representados por Cianorte e Paranavaí.  O Leão do vale que foi o melhor do interior no ano passado, tendo uma boa campanha no estadual e também na Serie D do Brasileiro, quase tendo o acesso, ficando na 5ª colocação. Neste ano não será diferente, pois anunciou a renovação do o treinador Paulo Turra e as voltas de Ligger, Jovane. E a contratação 10 atletas, em destaque as de Lisa, Alemão, Diogo Brito. “Nosso objetivo é garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2014 e se preparar para Série D”, diz Turra. O  ACP, conhecido como 'Vermelhinho do fim da linha', foi o último time do interior a ser campeão paranaense (2007). Já teve seu inicio na preparação no mês de dezembro, e também terá novo treinador, Nei César. Foram 17 contratações e 8 atletas tirados das categorias de base, somando com o total  de jogadores, passa a ser aproximadamente 30 jogadores. Sem destaques individuais, a aposta do Paranavaí é na força do coletivo, para apagar a má impressão dada nos últimos campeonatos, em que brigou para não ser o rebaixado.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.