EURO 2012 - " O pacto de Varsóvia de 2012"


O duelo que seleciono é o mesmo que denominou um capitulo na história mundial, como o "Pacto de Varsóvia" que iniciou em 1955 e teve seu fim em 1991. E desta vez o futebol, proporcionou o "Pacto de Varsóvia de 2012". Sim, Polônia e Rússia, colocam mais um capítulo nesta história.


#CRÔNICA
Por Rafael Buiar

"O foco do "mundo da bola" atualmente está sendo no continente Europeu, pois é onde está ocorrendo o campenato da vez, em que a UEFA está organizando, a Eurocopa de 2012 é composta por 16 países, sendo que dois são sedes, como a Polônia e Ucrânia e o restante está composto por Rússia, Grécia, R. Tcheca, Portugal, Holanda, Itália, Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Croácia, Espanha, Suécia, França,e Inglaterra. Antes do confronto entre Polônia e Rússia, na Eurocopa, aconteceram confrontos entre torcedores nas redondezas de Varsóvia. A rivalidade entre Polacos e Russos jamais foi mostrada desta forma ao restante do mundo, pelo fato de ambas equipes não disputarem muitos jogos entre elas mesmas. 

Mas quem sabe que a rixa não é só no futebol, conhece um pouco da história internacional, e sabe que ela não é de hoje, pois os países independentes desde 1989, com o colapso da União Soviética, nutrem uma antipatia. Quando a URSS se dividiu, e virou a Rússia, os poloneses foram responsáveis por acelerar o fim do bloco comunista, que era composto por 15 Repúblicas. Desde então, a rivalidade é óbvia: polacos e russos não se dão. Conseguiu-se aprender algo em termos de política e futebol, e até mesmo religião, em outros países. E que estes dois nunca deveriam estar pertos. Duelos como esse há vários pelo mundo, como o de Celtic e Rangers na Escócia, Atlhetic Bilbao e Real Madrid na Espanha. São reflexos da geopolítica internacional.

Com pouco mais de 20 anos do Pacto de Varsóvia, as cicatrizes ainda continuam abertas. No entanto, o caso da Euro é algo 'novo', fato que os torcedores radicais (chamados de Ultras) fizeram questão de reviver nas ruas da capital polonesa, próximo ao estádio onde duelaram pela competição européia. Mais de 140 pessoas foram detidas e mais de 100 registros de ferimentos foram efetuados nos hospitais. E mais uma vez os responsáveis por vigiar e separar foram os policiais, que tiveram muito trabalho. E, de certa forma, mostraram um certo despreparo para algo que, pelos lados da Europa Oriental, era esperado com receio e expectativa, pois circulou pelas redes sociais. Não deu outra. O jogo terminou empatado, em que vejo um certo alívio aos torcedores comuns, pois com derrota de algum lado, poderia imaginar o pior. Assim, considero que ficou declarado mais uma página na história do futebol, o "Pacto de Varsóvia 2012", no qual o jogo terminou em 1x1.


__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.