PRUDENTÓPOLIS

Depois de um período longe da elite do Paranaense, a cidade tem novamente um representante. Desta vez, é o time que leva o nome da cidade: Prudentópolis Futebol Clube. O município possui uma área de 2 307,897 km² e está situado na região sudeste do estado. A cidade possui arquitetura moderna com várias construções que lembram os imigrantes ucranianos.

A cidade teve origem no século por volta do século XIX, mas em 1906, chegaram à região aproximadamente, cinco mil famílias ucranianas. Número que se calcula em oito mil imigrantes e o suficiente para formar a cidade. O nome de Prudentópolis foi uma homenagem ao presidente Prudente de Morais. Por isso, a cidade, conhecida também como a “Terra da Linguiça” e a “Capital do Mel”, é considerada a mais ucraniana do Brasil, sendo 80% da população descendente dos imigrantes.

A cidade de Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais, já que o município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. Dentre essas, destaque para o Salto Barão do Rio Branco. Situado no Rio dos Patos, com 64 metros de altura e significativo volume de água, o Salto Barão do Rio Branco é utilizado para a geração de energia elétrica, através de uma Pequena Central Hidrelétrica, de propriedade da “Santa Clara Indústria de Cartões”. Além disso, encontramos diversas comemorações pela cidade toda, por exemplo, a Noite Ucraniana e o Koziá Festyvalh (Festa do Cabrito). Está a 203 km da capital.

Foto: Webventureuol
Fonte: Algumas das informações foram retiradas no site Pediverde Cicloturismo



__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,

desde que citada a fonte.