CURITIBA

A cidade de Curitiba é a que mais possui times no Campeonato Paranaense de 2014. Ao todo são quatro equipes: Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Paraná Clube e JMalucelli. A cidade não fica sem o caneco desde 2007, ano que o time do Paranavaí foi campeão. 

O município de Curitiba nasceu indígena e português, pois foi originado a partir de um pequeno povoado iniciado por portugueses que recebeu o nome de Vilinha. Em 29 de março de 1693, surge a Vila de Nossa Senhora da Luz que posteriormente foi denominada Curitiba, nomeação dada pelo cacique da tribo Tingui que a chamou de Coré-Tuba. Seu nome significa pinheiral, na linguagem dos índios Guarani. Remete à predominância do pinheiro-do-Paraná em seu território. A hipótese mais popular para a origem do nome da cidade é a de que este derivaria da expressão indígena "curi'i tyba", que em língua guarani significa "muito pinhão".

Em 1842, Curitiba foi elevada a cidade, período em que cresceu e se desenvolveu consideradamente ao passo de que se tornava capital do estado, em 1854. No final do século XIX, chegaram diversos imigrantes europeus à região em busca de erva-mate e madeira, trazendo consigo melhorias para o local, já que a partir da chegada desses foi construída a Estrada de Ferro da região. A partir do século XX, Curitiba cresceu de forma acelerada tornando-se metrópole graças a migrações do campo.

Na cidade existem diversos pontos turísticos, a ponto que chega a ser considerada uma das principais cidades para visitas de turistas de todo país e também do exterior. Dentre esses parques, destacamos o cartão de postal de Curitiba. O Jardim Botânico, que presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter (uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense). Está localizado no bairro que recebe o mesmo nome do ponto turístico. Em 2007, foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.
Foto: Carlos Rugg
Além deste cartão postal, a capital paranaense possui diversos parques, como: o Parque Barigui que é a frente do Estádio Janguito Malucelli, Tanguá, Tingui. Há também o primeiro Zoológico de Curitiba, o Passeio Público, e a primeira universidade federal do país, a UFPR, que fica na Praça Santos Andrande. Ambos os pontos turísticos próximo ao Estádio Major Antonio Couto Pereira. Há também a Rodoferroviária de Curitiba, que é próximo do Estádio Durival de Britto e Silva.

Fonte: Algumas informações retirada do site da prefeitura de Curitiba

PAGINA ANTERIOR
__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.