GUIA DO CAMPEONATO PARANAENSE DE 2017


A 104ª edição do certame estadual vai começar no próximo final de semana e com as 12 equipes da elite do futebol paranaense que irão movimentar os próximos meses nos estádios do Paraná. Por isso, o site Do Rico ao Pobre selecionou as principais informações para você não ficar de fora do nosso campeonato, que será dividido em o “quarteto da capital” e “os adversários”.

#PARANAENSE 2017
Por equipe Do Rico ao Pobre

No ano passado, a equipe do Atlético-PR levantou o caneco depois de seis anos. A conquista foi saborosa para a equipe rubro negra, pois quebrou alguns tabus. Dentre eles, o de vencer o rival e ser campeão dentro do Estádio Major Antônio Couto Pereira. O certame deste ano também será disputado por 12 equipes de nove cidades, das quais quatro são da capital, três da região oeste, duas da região norte, uma da região noroeste, uma da região central e uma da região do litoral paranaense.

Dentre as cidades que estão representadas por seus escretes, algumas tradicionais no futebol paranaense estão de fora. É o caso das cidades de Maringá e Ponta Grossa, que já tiveram times campeões, como Maringá Futebol Clube e Operário Ferroviário Esporte Clube, mas que foram as equipes rebaixadas em 2016. Por outro lado, Cianorte e Prudentópolis retornam à elite do estadual.

Algumas equipes do interior só tem o estadual como a principal competição do ano. Por isso, o torneio pode dar a garantia de um calendário mais longo dependendo da classificação. O estadual proporciona vagas para a Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Já para os escretes da capital, o Paranaense às vezes serve para sair da fila de um título e ajudar para a montagem do elenco em competições nacionais.

Confiram os participantes do Paranaense de 2017:







__________________________________________
DO RICO AO POBRE, O FUTEBOL SEM DIVISÃO