LONDRINA


Depois do Trio de Ferro de Curitiba, a cidade que mais tem títulos do estadual é a de Londrina, com o Londrina Esporte Clube (LEC) Fundada na década de 1930, a cidade floresceu e experimentou um alto índice de crescimento populacional e econômico durante todo o século XX, amparado inicialmente pelo plantio e comercialização do café, tendo Londrina ganhado a alcunha de "Capital do Café" naquele período. A partir dos anos 1970, o perfil econômico londrinense foi se alterando progressivamente, tendo evoluído para um importante e diversificado centro industrial e econômico regional, até se tornar uma das principais cidades do interior do Brasil.

A origem desta cidade partiu do inglês Simon Joseph Fraser, mais conhecido como lord Lovat, que veio ao Brasil em 1924 e visitou o norte do Paraná. Já que era muito famoso mundo a fora veio conferir se era realidade. Um ano depois, o lord Lovat veio com a sua turma e criou a Companhia de Terras Norte do Paraná, vinculado ao governo paranaense. Com isso, essa companhia iniciou seu trabalho de colonização sob a orientação de ingleses. O nome veio por meio das características das matas da região, que notaram uma semelhança com a da cidade de Londres. Assim ficou denominada de "Londrina", que significa "originária de Londres".

Foto: Conexão Ciência
A cidade de Londrina conta com 7.711.227,31 m² de área verde, quase o dobro de área verde recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), e mais de 241 praças públicas. As principais praças são a da Bandeira, a praça Tomi Nakagawa, Área de Lazer Luigi Borghesi (Zerão) e a praça Rocha Pombo, na área central da cidade, e a Praça Nishinomiya, próximo ao aeroporto. Destaque para o Lago Igapó, uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar, cujo nome, na língua tupi, significa transvazamento de rios. O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antonio Fernandes Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambezinho, dificultada por uma barragem natural de pedra.



Fonte: Algumas das informações foram retiradas do site da Prefeitura de Londrina

__________________________________________
É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
desde que citada a fonte.